Corpos silenciados e escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644487086

Palavras-chave:

Silenciamentos, Corpos, Escola

Resumo

Ao longo da vida escolar, é perceptível um processo de silenciamento dos corpos nesse ambiente educacional. Assim, este texto apresenta como problema: como se tem pensado o silenciamento dos corpos na escola em teses e dissertações? O objetivo central deste estudo é analisar como se tem refletido o silenciamento corporal na escola em teses e dissertações. A escrita foi feita a partir de um levantamento bibliográfico realizado de forma exploratória na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, acerca da temática do silenciamento dos corpos no ambiente escolar, considerando o título, o resumo e as palavras-chave dessas produções, independente da área de pesquisa. Para o texto ser incluído, era necessário que correspondesse às três palavras-chave de busca: corpos, silenciamento e escola. A análise dos dados foi feita a partir do embasamento teórico no materialismo histórico-dialético. Por meio desta pesquisa, foi possível perceber que existe uma vasta bibliografia acerca das temáticas indicadas, entretanto, poucas que incluam, de forma conjunta, o silenciamento do corpo na escola. Nesse sentido, este levantamento nos provoca a escrita e reflexão sobre a temática dos corpos silenciados no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Jordania Lima Balbino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande(UFCG). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Estudos Culturais da Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na linha de estudos : Educação, comunicação, linguagem e movimento. Tem interesse em estudos sobre relações interpessoais, compreensão dos corpos na figuração educacional, identidade docente, educação infantil e os processos de socialização e construção de conhecimento presentes no processo educacional.

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO), Especialização Lato Sensu em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira (atual UNIVERSO) e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO). É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Doutor em Educação pela UFG. Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como Docente no Departamento de Educação Física. Tem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN), onde orienta estudantes de Mestrado e Doutorado e o PROEF - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL da UFRN . Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) na gestão 2021-2023. É Líder do COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, corporalidade, educação física, indústria cultural, estética, saúde e atividade física/práticas corporais.

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

Balbino, J. L., & Baptista, T. J. R. (2025). Corpos silenciados e escola. Educação, 50(1), e33/1–20. https://doi.org/10.5902/1984644487086