Tensionando os jogos da escola: um relato sobre os processos de desesportivização da Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644483742

Palavras-chave:

Educação Física, Esportivização, Escola

Resumo

Este estudo tratou das intencionalidades pedagógicas para as transformações de sentido e de currículo da Educação Física na escola, analisadas especificamente nos jogos esportivos da escola. Assim, a partir de um relato de experiência produzido no ‘chão da escola’, são descritas a proposta, seus tensionamentos e suas ressonâncias. Foram problematizadas a esportivização da escola e as incorporações de sentidos e comportamentos decorrentes desse processo. De forma mais específica, a naturalização das violências, a separação e hierarquia dos papéis de gênero, e a supervalorização da ‘vitória a qualquer custo’ foram elementos que geraram certo desconforto docente, e sobre os quais os docentes decidiram atuar. Foram construídos uma direção e um sentido para as transformações intencionadas na Educação Física escolar. Um modelo mais amadurecido dos jogos passa necessariamente por insistências e por recuos, mas foi possível entender que ele deve ser produzido na participação coletiva, democrática e mais horizontalizada entre corpo docente e discente.

Biografia do Autor

Cibele Kern Biehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Professora do Departamento e Expressão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor do Departamento de Expressão e Movimento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

Biehl, C. K., & Vasques, D. G. (2024). Tensionando os jogos da escola: um relato sobre os processos de desesportivização da Educação Física. Educação, 49(1), e97/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644483742

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