Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de Educação de Jovens e Adultos da UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464448017Palavras-chave:
Autonomia, Saberes, Educação de jovens e adultos.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464448017
O estudo tem por objetivo analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. Para realizar a pesquisa adotamos o estudo das trajetórias como estratégia metodológica (DUBAR, 1998; FRANZOI, 2003). A coleta de dados foi realizada em dois momentos: um questionário, aplicado a 67 sujeitos para traçar o perfil dos estudantes da EJA e uma entrevista semi-estruturada com 4 sujeitos para identificarmos a autonomia, as trajetórias e os saberes. Os resultados obtidos foram: a autonomia dos sujeitos é relativa às condições de trabalho, a tomada de decisões e, a interação com os clientes e colegas de profissão. As trajetórias caracterizam-se por serem predominantemente fragmentadas, terem vivência no trabalho infantil e pela exclusão da escola na idade regular. Os saberes do trabalho, foram construídos no fazer profissional, na observação dos mais experientes, na busca por informações e conhecimentos e nas percepções e intervenções no cotidiano.
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