Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de Educação de Jovens e Adultos da UFRGS

Autores

  • Ivan Livindo de Senna Corrêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Maria Clara Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS
  • Juliana Silva dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448017

Palavras-chave:

Autonomia, Saberes, Educação de jovens e adultos.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464448017

 

O estudo tem por objetivo analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. Para realizar a pesquisa adotamos o estudo das trajetórias como estratégia metodológica (DUBAR, 1998; FRANZOI, 2003). A coleta de dados foi realizada em dois momentos: um questionário, aplicado a 67 sujeitos para traçar o perfil dos estudantes da EJA e uma entrevista semi-estruturada com 4 sujeitos para identificarmos a autonomia, as trajetórias e os saberes. Os resultados obtidos foram: a autonomia dos sujeitos é relativa às condições de trabalho, a tomada de decisões e, a interação com os clientes e colegas de profissão. As trajetórias caracterizam-se por serem predominantemente fragmentadas, terem vivência no trabalho infantil e pela exclusão da escola na idade regular. Os saberes do trabalho, foram construídos no fazer profissional, na observação dos mais experientes, na busca por informações e conhecimentos e nas percepções e intervenções no cotidiano.

Biografia do Autor

Ivan Livindo de Senna Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor de Educação Física do Colégio de Aplicação da UFRGS. Estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil.

Maria Clara Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil.

Juliana Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Corrêa, I. L. de S., Fischer, M. C. B., & Santos, J. S. dos. (2014). Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de Educação de Jovens e Adultos da UFRGS. Educação, 39(2), 301–314. https://doi.org/10.5902/198464448017

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.