Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de Educação de Jovens e Adultos da UFRGS

Ivan Livindo de Senna Corrêa, Maria Clara Bueno Fischer, Juliana Silva dos Santos

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464448017

 

O estudo tem por objetivo analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. Para realizar a pesquisa adotamos o estudo das trajetórias como estratégia metodológica (DUBAR, 1998; FRANZOI, 2003). A coleta de dados foi realizada em dois momentos: um questionário, aplicado a 67 sujeitos para traçar o perfil dos estudantes da EJA e uma entrevista semi-estruturada com 4 sujeitos para identificarmos a autonomia, as trajetórias e os saberes. Os resultados obtidos foram: a autonomia dos sujeitos é relativa às condições de trabalho, a tomada de decisões e, a interação com os clientes e colegas de profissão. As trajetórias caracterizam-se por serem predominantemente fragmentadas, terem vivência no trabalho infantil e pela exclusão da escola na idade regular. Os saberes do trabalho, foram construídos no fazer profissional, na observação dos mais experientes, na busca por informações e conhecimentos e nas percepções e intervenções no cotidiano.


Palavras-chave


Autonomia, Saberes, Educação de jovens e adultos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/198464448017

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar