As dimensões da formação superior de professores de música: perspectivas teóricas e problematizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470520

Palavras-chave:

Formação de professores de música, Dimensões formativas, Licenciaturas em música

Resumo

Este trabalho apresenta uma alternativa de sistematização em torno de algumas das principais dimensões da formação do professor de música, na busca por uma maior compreensão da natureza dos conhecimentos e saberes que se entrelaçam na constituição profissional do educador musical. Nessa direção, as quatro dimensões formativas aqui propostas – didático-pedagógica geral, estético-musical, pedagógico-musical e dimensão ética – emergem a partir de uma série de estudos em torno da literatura das áreas da Educação (LIBÂNEO, 2012; CANDAU, 2014; 2016; ROLDÃO, 2007; SHULMAN, 1986; 2016; GATTI, 2010, dentre outros) e da Música (QUEIROZ, 2017; 2019; 2020a, PENNA, 2012; 2020; FERREIRA FILHO, 2021; 2022; MOORE, 2016, CAMPBELL; MYERS; SARATH, 2016, dentre outros) articulados à nossa própria experiência docente. Longe de consistirem em uma proposta de compartimentação dos conteúdos e experiências envolvidos na formação do professor de música, as problematizações e proposições aqui articuladas visam, antes de mais nada, suscitar reflexões em torno desses corpos de conhecimentos que vêm sendo postos em operação no âmbito das licenciaturas em música, possibilitando novas compreensões que possam ser úteis para reavaliações curriculares e práticas.

Biografia do Autor

João Valter Ferreira Filho, Federal University of Campina Grande

Doutor em Música (Área de Educação Musical) pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Educação Artística (Hab. Música), pela Universidade Federal do Piauí. Professor e Coordenador Acadêmico da Licenciatura em Música da UFCG

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Publicado

2024-02-09

Como Citar

Ferreira Filho, J. V. (2024). As dimensões da formação superior de professores de música: perspectivas teóricas e problematizações. Educação, 49(1), e31/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644470520

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