A pesquisa com/sobre/para crianças - descolonizando o olhar e a escuta: uma conversa com Ana Lúcia Goulart de Faria
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644470256Palavras-chave:
Pesquisa com/sobre/para crianças, descolonização do pensamento, Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, infâncias, educação infantil, Infâncias Outras, culturas infantisResumo
O texto apresenta a fala da Professora Drª Ana Lúcia Goulart de Faria realizada no Seminário Especial “Reflexividade(s) e ação social: ponderações à pesquisa sobre socialização e individuação”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS) e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). O encontro realizado em 21 de outubro de 2021 teve como tema: “A pesquisa com crianças descolonizando o olhar e a escuta” e foi transmitido via redes sociais da UFRGS. O diálogo partiu da questão: em que momento e como o conceito de descolonização se tornou uma questão para as pesquisas. A pesquisadora Ana Lúcia Goulart de Faria coordena a linha Culturas Infantis do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sóciocultural (GEPEDISC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A partir da questão e através de outras que serão apresentadas a Professora desenvolveu seus argumentos expressando como a noção de descolonização (seu doutorado em 1994 então focado na Pedagogia Macunaímica) desde as condições para sua constituição como conceito e como processo, contribuiu e contribui na pesquisa com criança.
Referências
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed.. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
FARIA, Ana Lúcia Goulart; DEMARTINI, Zelia de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias. (orgs.). Por uma cultura da infância – metodologia de pesquisa com crianças. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação Pré-escolar e cultura. SP: Cortez e Editora da Unicamp, 2002, 2ª edição.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Ideologia no livro didático.SP: Cortez,2018, 17ªedição.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org) Infância e educação: as meninas. Caderno Cedes,Campinas:n.56,103 p.,2002.
FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis:Vozes, 1979.
LACERDA, Nathercia. A Casa e o Mundo Lá Fora – Cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Rio de Janeiro: Zit editora, 2016.
MONTENEGRO, Oswaldo. Sem Mandamento. In. MONTENEGRO, Oswaldo. Entre uma balada e um Blues, 2011. Disponível em: https://immub.org/album/entre-uma-balada-e-um-blues. Acesso em 06 de dezembro de 2021.
SILVA, Adriana Alves;FARIA , Ana Lúcia Goulart de ; FINCO, Daniela.””Isso aí é rachismo!” Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas: transformações emancipatórias para pedagogias descolonizadoras”, São Carlos:Pedro e João Editores,2019.
SILVA, Adriana Alves;FARIA , Ana Lúcia Goulart de.Sociologia da infância no Brasil II: tempos de pandemia e necropolítica. Pedagogias descolonizadoras reinventando novas formas de vida.São Carlos (SP) Pedro e João Editores, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________