Sobre os espaços-tempos de brincar na escola: o que nos comunicam os brincantes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644469594

Palavras-chave:

Brincar, Espaço-tempo, Escola

Resumo

A presente pesquisa traz um recorte de um estudo mais amplo sobre as brincadeiras infantis nos tempos-espaços do ambiente escolar. Esse delineamento, que teve seu apoio no pressuposto de que as brincadeiras infantis são atividades que dizem muito da vida das crianças em seus espaços vivenciais, objetivou  compreender como as crianças agem no contexto escolar em relação aos espaços-tempos das atividades brincantes, as expressões culturais relacionadas às brincadeiras, além de analisar aspectos institucionalizados que se entremeiam a esse processo. De viés qualitativo, com a adoção de procedimentos e levantamentos de questões inspiradas na etnografia, empreenderam-se, além da pesquisa em campo, revisão de literatura e discussão dos principais conceitos teóricos aplicados. A base teórica foi ancorada nos postulados dos Estudos Sociais da Infância, buscando dialogar com a Geografia e Sociologia das Infâncias, tendo as análises sido construídas com a contribuição de diferentes campos do conhecimento e  da teoria histórico-cultural. Os achados indicam que, por meio das brincadeiras, além do enraizamento na cultura infantil, as crianças convertem espaços em lugares, empregando-lhes suas vivências e experiências, transformando-os de acordo com as suas necessidades brincantes que, por vezes, estão em desacordo com as lógicas adultas estabelecidas.

Biografia do Autor

Helma Costa dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora Mestre. Atua como professora alfabetizadora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, Brasília, Brasil. 

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (2005), graduação em Estudos Sociais pela União Pioneira de Integração Social (2005) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2018). Atualmente é professora regente na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, didática, neuroaprendizagem, metodologia e ensino de geografia.

 

Maria Lídia Bueno Fernandes , University of Brasília

Professora doutora. Atua como  professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - PPGE. 

Possui graduação e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1987). Entre 1990 e 1996 cursou Etnologia e Psicologia Social na Ludwig-Maximilians-Universität de Munique na Alemanha, obtendo o certificado de (Magister Artium-M.A.). Doutorou-se em Geografia (2009) pela Universidade de São Paulo com o tema: "A prática educativa e o estudo do meio". Desde 2001 é fellow do Programa Lead Internacional, organização ligada ao desenvolvimento de lideranças na temática da sustentabilidade. Trabalha e pesquisa os temas: Geografia e Infância; Educação em contextos culturais específicos; Questões teórico-metodológicas referentes ao Ensino de Geografia nos anos iniciais da escolarização;Foi vinculada como pesquisadora ao Núcleo de Estudos em Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM da Universidade de Brasília, atualmente é vinculada ao Centro UnB/Cerrado. É professora de Didática da Geografia na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - PPGE. Entre abril de 2011 e novembro de 2012 foi Coordenadora Operacional de Ensino de Graduação a Distância e Coordenadora Institucional do Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília, convênio da UnB com a CAPES/DED. Entre 2012 e 2014 coordenou o Programa de Extensão "Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos - Brasil, agraciado em 2013 com recursos do Programa de Extensão Universitária - PROEXT, fomentado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Superior/SESu. De julho de 2013 a fevereiro de 2016 foi tutora do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação na Faculdade de Educação da UnB - PET/Edu. Em 2016 realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense na temática "Geografia e infância: cultura e território em diálogo com a Teoria histórico cultural". É líder do Grupo de Pesquisa Sujeitos, territórios e a construção do conhecimento ? GPS/CNPq, com financiamento da FAP/DF; da Red de investigación interdisciplinaria sobre el protagonismo y los derechos humanos de las infancias latinoamericanas; da Red de estudios rurales sobre familias, infancias y juventudes - RER-FIJ e da Red Latinoamericana de Investigación y Reflexión con Niñas, Niños y Jóvenes - REIR. Foi Diretora Técnica de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília. Esteve entre 2019/2020 como Professora Visitante Sênior na San Diego State University, Califórnia, Estados Unidos no âmbito do CAPES/PRINT. Realizou, entre 2019/2020, pós-doutorado no tema DESIGUALDADES GLOBAIS E JUSTIÇA SOCIAL: DIÁLOGOS SUL e NORTE no âmbito do Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais: UnB/FLACSO.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Santos, H. C. dos ., & Fernandes , M. L. B. . (2023). Sobre os espaços-tempos de brincar na escola: o que nos comunicam os brincantes?. Educação, 48(1), e111/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644469594