On the spaces-times of playing at school: what do the players tell us?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644469594

Keywords:

Play, Spance-time, School

Abstract

This research paper describe part of a  broader study of children's games in the time-spaces of the school environment. This survey is grounded on the assumption that children's games are activities that say a lot about a child’s life in their living space. In the interim, the objectives were to understand how infants act in the school context in relation to the spaces-times of the playing activities, the cultural expressions related to the games, in addition to analyzing institutionalized aspects that are intertwined with this process. From a qualitative bias, with the adoption of procedures and surveys of questions inspired by ethnography, in addition to field research, literature review and discussion of the main theoretical concepts applied. The theoretical basis was anchored in the postulates of social studies of childhood, seeking to dialogue with Geography and Sociology of childhood. The analyzes were created with the contribution of different fields of knowledge and with the historical-cultural theory. The findings indicate that through play, in addition to being rooted in children's culture, children convert spaces into places, using their experiences, transforming them according to their playful needs, which are sometimes at odds with established adult logic.

Author Biographies

Helma Costa dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora Mestre. Atua como professora alfabetizadora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, Brasília, Brasil. 

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (2005), graduação em Estudos Sociais pela União Pioneira de Integração Social (2005) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2018). Atualmente é professora regente na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, didática, neuroaprendizagem, metodologia e ensino de geografia.

 

Maria Lídia Bueno Fernandes , University of Brasília

Professora doutora. Atua como  professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - PPGE. 

Possui graduação e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1987). Entre 1990 e 1996 cursou Etnologia e Psicologia Social na Ludwig-Maximilians-Universität de Munique na Alemanha, obtendo o certificado de (Magister Artium-M.A.). Doutorou-se em Geografia (2009) pela Universidade de São Paulo com o tema: "A prática educativa e o estudo do meio". Desde 2001 é fellow do Programa Lead Internacional, organização ligada ao desenvolvimento de lideranças na temática da sustentabilidade. Trabalha e pesquisa os temas: Geografia e Infância; Educação em contextos culturais específicos; Questões teórico-metodológicas referentes ao Ensino de Geografia nos anos iniciais da escolarização;Foi vinculada como pesquisadora ao Núcleo de Estudos em Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM da Universidade de Brasília, atualmente é vinculada ao Centro UnB/Cerrado. É professora de Didática da Geografia na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - PPGE. Entre abril de 2011 e novembro de 2012 foi Coordenadora Operacional de Ensino de Graduação a Distância e Coordenadora Institucional do Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília, convênio da UnB com a CAPES/DED. Entre 2012 e 2014 coordenou o Programa de Extensão "Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos - Brasil, agraciado em 2013 com recursos do Programa de Extensão Universitária - PROEXT, fomentado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Superior/SESu. De julho de 2013 a fevereiro de 2016 foi tutora do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação na Faculdade de Educação da UnB - PET/Edu. Em 2016 realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense na temática "Geografia e infância: cultura e território em diálogo com a Teoria histórico cultural". É líder do Grupo de Pesquisa Sujeitos, territórios e a construção do conhecimento ? GPS/CNPq, com financiamento da FAP/DF; da Red de investigación interdisciplinaria sobre el protagonismo y los derechos humanos de las infancias latinoamericanas; da Red de estudios rurales sobre familias, infancias y juventudes - RER-FIJ e da Red Latinoamericana de Investigación y Reflexión con Niñas, Niños y Jóvenes - REIR. Foi Diretora Técnica de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília. Esteve entre 2019/2020 como Professora Visitante Sênior na San Diego State University, Califórnia, Estados Unidos no âmbito do CAPES/PRINT. Realizou, entre 2019/2020, pós-doutorado no tema DESIGUALDADES GLOBAIS E JUSTIÇA SOCIAL: DIÁLOGOS SUL e NORTE no âmbito do Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais: UnB/FLACSO.

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Published

2023-09-26

How to Cite

Santos, H. C. dos ., & Fernandes , M. L. B. . (2023). On the spaces-times of playing at school: what do the players tell us?. Education, 48(1), e111/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644469594