Dificuldades na adaptação acadêmica dos estudantes de ensino superior em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644469514Palavras-chave:
Ensino Superior, Adaptação Acadêmica, Pandemia Covid-19Resumo
A crise de saúde pública provocada pela pandemia da Covid-19 impôs as Instituições de Ensino Superior no Brasil mudanças significativas, com a necessidade da implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este estudo objetiva analisar as variáveis psicossociais que impactaram a adaptação acadêmica dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas- IFAL (Campus Maceió), durante o ERE. Foi aplicado um Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto (QAES-R), em que participaram 420 estudantes, com idades entre 17 e 67 anos. A maioria dos participantes trabalha e estuda apresentando renda igual ou inferior a 1.5 salários mínimos. Os resultados apontam que os estudantes foram impactados nas dimensões pessoal/emocional, acadêmico e interpessoal das suas vivências, refletindo na qualidade da sua adaptação ao ensino superior. Esses achados revelam a necessidade de discussão dos determinantes envolvidos na experiência acadêmica e adequações institucionais visando um maior engajamento dos estudantes de forma a garantir a sua permanência e conclusão do curso, durante e após a pandemia.
Referências
AGUIAR VIEIRA, D.; THEOTONIO, M. Autoeficácia e sucesso na transição para o trabalho: um estudo longitudinal. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 31–39, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p31. Acesso em: 20 fev. 2022.
ALEMANY-ARREBOLA, I. et al. Influence of COVID-19 on the Perception of Academic Self-Efficacy, State Anxiety, and Trait Anxiety in College Students. Frontiers in Psychology, [S.l.], v. 11, 9 out. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.570017. Acesso em: 20 fev. 2022.
ALMEIDA, L. Estudantes do Ensino Superior: desafios e oportunidades. Braga: ADIPSIEDUC, 2019.
ALMEIDA, L. S. et al. Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: Estudo com alunos da Universidade do Minho. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, [S.l.], v. 3, n. 15, p. 3–15, 2003. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/12108. Acesso em: 20 fev. 2022.
ALMEIDA, L. S. Transiçâo, adaptaçâo académica e éxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de psicoloxía e educación, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 203–215, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/2183/7078. Acesso em: 20 fev. 2022.
AMBIEL, R. A. M. et al. Adaptação e permanência no Ensino Superior em tempos de pandemia. [S.l]: Psicovida, [2020?]. Disponível em: https://www.coronavirus.uerj.br/wp-content/uploads/2020/06/guia_adaptacao_academica_pandemia.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
ARAÚJO, A. M.; ALMEIDA, L. S. Adaptação ao ensino superior: o papel moderador das expectativas acadêmicas. Educare, Revista Cientifica de Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 13–32, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.19141/2447-5432/lumen.v1.n1.p.13-32. Acesso em: 20 fev. 2022.
ARIÑO, D. O. Relação entre vulnerabilidade psicológica, vivências acadêmicas e autoeficácia em estudantes universitários. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
ARNETT, J. J. Emerging Adulthood: the winding road from the late teens through the twenties. 2 ed. New York: Oxford University Press, 2019.
BERGAMASCO, E. C.; MURAKAMI, B. M.; CRUZ, D. de A. L. M. da. Use of the Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning (SSSCL) and the Simulation Design Scale (SDS) in nursing teaching: Experience report. Scientia Medica, [S.l], v. 28, n. 3, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.3.31036. Acesso em: 20 fev. 2022.
BARRETO-TRUJILLO, F. J.; ÁLVAREZ-BERMÚDEZ, J. Estrategias de autorregulación del aprendizaje y rendimiento académico en estudiantes de bachillerato. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, [S.l], v. 7, n. 2, p. 184-193, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17979/reipe.2020.7.2.6570. Acesso em: 20 fev. 2022.
BLANDO, A. et al. Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 303–314, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.303-314.1857. Acesso em: 20 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria No 343, de 17 de Março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial Da União, ed. 53, seção 1, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 20 fev. 2022.
CASANOVA, J. R. et al. Factors that determine the persistence and dropout of university students. Psicothema, Oviedo, v. 30, n. 4, p. 408–414, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.7334/psicothema2018.155. Acesso em: 20 fev. 2022.
CASANOVA, J. R.; ALMEIDA, L. S. Diversidade de público no ensino superior: Antecipando riscos na qualidade da adaptação e do sucesso académico em estudantes do 1° ano. Psicologia, Educação e Cultura, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 27–45, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/71678. Acesso em: 20 fev. 2022.
CASANOVA, J. R.; ARAÚJO, A. M.; ALMEIDA, L. S. Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1o ano do Ensino Superior. Revista E-Psi, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 165–181, 2020. Disponível em: https://revistaepsi.com/wp-content/uploads/artigos/2020/Ano9-Volume1-Artigo11.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
CASANOVA, J.; BERNARDO, A. B.; ALMEIDA, L. S. Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do 1.o ano do Ensino Superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 211–228, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705. Acesso em: 20 fev. 2022.
CASTRO, N.; SUÁREZ C., X.; BARRA ALMAGIÁ, E. Relaciones de las dificultades de regulación emocional y los factores de personalidad con la satisfacción vital de estudiantes universitarios. Liberabit: Revista Peruana de Psicología, Lima, v. 27, n. 1, p. e433, jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.24265/liberabit.2021.v27n1.02. Acesso em: 20 fev. 2022.
CONJUVE. Juventudes e a Pandemia do coronavírus. Conjuve, 2020. Disponível em: https://4fa1d1bc-0675-4684-8ee9-031db9be0aab.filesusr.com/ugd/f0d618_41b201dbab994b44b00aabca41f971bb.pdf.
DIAS, A. C. G. et al. Dificuldades percebidas na transição para a universidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 19–30, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2019v20n1p19. Acesso em: 20 fev. 2022,
FARIA, A. A. G. de B. T.; ALMEIDA, L. S. Adaptação Acadêmica de Estudantes do 1° ano: Promovendo o sucesso e a permanência na Universidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 7, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659797. Acesso em: 20 fev. 2022.
FARIA, A. A. G. de B. T.; PEREIRA-NETO, L. L.; ALMEIDA, L. L. Efeitos da aprendizagem remota em estudantes do ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 43, n. 86, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77985. Acesso em: 20 fev. 2022.
FÁVERO, M. C. et al. Aspecto socioemocional e os reflexos da pandemia do COVID-19 em estudantes da 3a série do Ensino Médio. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 2594–4576, 2020. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1863. Acesso em: 20 fev. 2022.
FERNÁNDEZ, M. F. P. et al. Predictors of students’ adjustment during transition to university in Spain. Psicothema, [S.l.], v. 29, n. 1, p. 67–72, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.7334/psicothema2016.40. Acesso em: 20 fev. 2022.
FERRAZ, A. S.; DOS SANTOS, A. A. A.; ALMEIDA, L. S. Causal Attribution Scale for Elementary and Middle School: Convergent validity evidence study with achievement goals. Trends in Psychology, [S.l.], v. 28, n. 4, p. 546–559, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s43076-020-00032-4. Acesso em: 20 fev. 2022.
YOUTH & Covid-19: Impacts on jobs, education, rights and mental well-being. [Survey report 2020]. AIESEC; ONU; ILO; 2020. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_emp/documents/publication/wcms_753026.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
GUSSO, H. L. et al. Ensino Superior em tempos de pandemia: Diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, v. 41, p. 1–27, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.238957. Acesso em: 20 fev. 2022.
JACOBO-GALICIA, G.; MÁYNEZ-GUADERRAMA, A. I.; CAVAZOS-ARROYO, J. Miedo al Covid, agotamiento y cinismo: su efecto en la intención de abandono universitario. European Journal of Child Development, Education and Psychopathology, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uautonoma.cl/index.php/ejep/article/view/1432. Acesso em: 20 fev. 2022.
KLEIN, E. L.; VOSGERAU, D. S. A. R. Possibilidades e desafios da prática de aprendizagem colaborativa no ensino superior. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 4, p. 667-698, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644429300. Acesso em: 20 fev. 2022.
MATTA, C. M. B. da; LEBRÃO, S. M. G.; HELENO, M. G. V. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 583–591, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111118. Acesso em: 20 fev. 2022.
MURAKAMI, K. et al. Acciones de un centro educativo y psicológico para estudiantes universitarios. Revista Brasileira de Orientação Profissional, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 109-119, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p109. Acesso em: 20 fev. 2022.
NHACHENGO, M. V.; ALMEIDA, L. S. Transição e adaptação académica dos estudantes do Ensino Superior em Moçambique: Estudo de um instrumento de avaliação. Revista E-Psi, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 107–117, 2020. Disponível em: https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo7/. Acesso em: 20 fev. 2022.
OLIVEIRA, K. L. de et al. Estilos intelectuais, estratégias de aprendizagem e adaptação acadêmica no ensino superior brasileiro. Revista Portuguesa de Educação, [S.l.], v. 32, n. 2, p. 134–149, 31 dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21814/rpe.14268. Acesso em: 20 dez. 2022.
OLIVEIRA, R. M. de; CORRÊA, Y.; MORÉS, A. Ensino Remoto Emergencial em Tempos de COVID-19: Formação Docente e Tecnologias Digitais. Revista Internacional de Formação.de Professores, Itapetininga, v. 5, p. 1–18, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/179/110. Acesso em: 20 fev. 2022.
OSTI, A. et al. Satisfação académica : Pesquisa com estudantes brasileiros de uma universidade pública. E-Psi, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 94–106, 2020. Disponível em: https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo6/. Acesso em: 20 fev. 2022.
OSTI, A.; JUNIOR, J. A. F. P.; ALMEIDA, L. D. S. Academic commitment in the context of the covid-19 pandemic in brazilian higher education students. Praksis, [S.l.], v. 3, p. 275–292, 2021.
PEREIRA, R. M. da S. et al. Experience of university students in Covid-19 pandemic times. Revista Práxis, v. 1, p. 47–56, 2020. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3458/2703. Acesso em: 20 fev. 2022.
PEREIRA-NETO, L. L.; FARIA, A. A. G. B. T.; ALMEIDA, L. S. Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto (QAES-R): Estudo de Validação. E-Psi, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 19-37, 2021. Disponível em: https://artigos.revistaepsi.com/2021/Ano10-Volume1-Artigo2.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
PEREIRA-NETO, L. L.; FARIA, A. A. G. B. T.; ALMEIDA, L. S. Os estudantes não tradicionais e os desafios da adaptação ao ensino superior remoto. no prelo.
PERETTA, A. A. C. E. S.; DE OLIVEIRA, Í. W. M.; DE LIMA, L. M. Conversation circle on drop out: School psychology in higher education. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392019016484. Acesso em: 20 fev. 2022.
PESSONI, R. B.; PESSONI, A. Internacionalização do ensino superior e a mobilidade acadêmica. Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 86-1-32, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644443070. Acesso em: 20 fev. 2022.
PLEITZ, J. D. et al. Great Expectations: Examining the Discrepancy Between Expectations and Experiences on College Student Retention. Journal of College Student Retention: research, theory & practice, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 88–104, maio 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F1521025115571252. Acesso em: 20 fev. 2022.
REIS, C. A. do C.; POLYDORO, S. A. J.; FIOR, C. A. As crenças de autoeficácia para a formação superior de estudantes de engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. 47.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE. 2. “Formação por competência na engenharia no contexto da globalização 4.0”. Anais [...] Fortaleza: COBENGE, 2019.
ROTEM, N.; YAIR, G.; SHUSTAK, E. Dropping out of master’s degrees: objective predictors and subjective reasons. Higher Education Research & Development, [S.l], v. 40, n. 5, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/07294360.2020.1799951. Acesso em: 20 fev. 2022.
SAIZ, C.; RIVAS, S. F.; ALMEIDA, L. S. Los cambios necesarios en la Enseñanza Superior que seguro mejorarían la calidad de la educación. E-Psi, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 9–26, 2020. Disponível em: https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo1/. Acesso em: 20 fev. 2022.
SANTOS, A. A. A. et al. Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários. Psicologia: Ciências e Profissão, v. 33, n. 4, p. 780-793, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v33n4/v33n4a02.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
SANTOS, A. A. A. dos; ZANON, C.; ILHA, V. D. Autoeficácia na formação superior: seu papel preditivo na satisfação com a experiência acadêmica. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 36, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e160077. Acesso em: 20 fev. 2022.
SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094. Acesso em: 20 fev. 2022.
SEVERO, J. L. R. de L.; BRITO, R. M. A. de; CARREIRO, G. D. N. Estudos sobre pedagogia universitária e didática do/no ensino superior: itinerários de uma experiência em tempos de pandemia. Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644461310. Acesso em: 20 fev. 2022.
SOARES, A. B. et al. Situações interpessoais difíceis: relações entre habilidades sociais e coping na adaptação acadêmica. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 39, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003183912. Acesso em: 20 fev. 2022.
SOUZA, D. C. de; FAVARIN, D. B.; SCORSOLINI-COMIN, F. Estratégias grupais para promoção de saúde em universitários. Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644442800. Acesso em: 20 fev. 2022.
TEODORO, M. L. M. et al. Mental health in college students during COVID-19 pandemic. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 9, n. 2, abr./jun., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18554/refacs.v9i2.5409. Acesso em: 20 fev. 2022.
THIENGO, L. C. et al. Encontros e desencontros entre professores e o ensino remoto emergencial. Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1–26, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644464258. Acesso em: 20 fev. 2022.
VALENTE, S. Influência da inteligência emocional na gestão de conflito na relação professor-aluno (s). Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 101-113, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.2.5786. Acesso em: 20 fev. 2022.
VALENTE, S.; ALMEIDA, L. S. Educação emocional no Ensino Superior: Alguns elementos de reflexão sobre a sua pertinência na capacitação de futuros professores. E-Psi, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 152–164, 2020. Disponível em: https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo10/. Acesso em: 20 fev. 2022.
WENCZENOVICZ, T. J. Ensino a distância, dificuldades presencias: perspectivas em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 1750–1768, 30 ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13761. Acesso em: 20 fev. 2022.
ZAPPE, J. G.; DELL’AGLIO, D. D. Variáveis pessoais e contextuais associadas a comportamentos de risco em adolescentes. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 65, n. 1, p. 44–52, jan./mar., 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000102. Acesso em: 20 jan. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________