Internacionalização do ensino superior: perspectivas de mobilidade e intercâmbio estudantil na graduação da UNEB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468058

Palavras-chave:

Internacionalização do ensino superior, Mobilidade, Intercâmbio

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir os processos de Mobilidade e Intercâmbio Acadêmico Internacional da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) como contributos da internacionalização do ensino superior na formação inicial. A ação metodológica está pautada em uma abordagem qualitativa, uma vez que pretendeu refletir sobre o cenário da internacionalização do ensino superior, fundamentado nas concepções de De Wir (2013), de Maués; de Bastos (2017), de Laus (2012) e no aporte documental do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A pesquisa documental, baseada em Pádua (2012), se constituiu como opção procedimental de discussão das perspectivas sobre internacionalização, mobilidade e intercâmbio presentes em documentos oficiais da UNEB, como Estatuto, Regimento, Anuários, Resoluções, dentre outros; e a narrativa autobiográfica de formação como instrumento de análise e descrição dos dados. Por fim, concluiu-se que o processo de internacionalização do ensino superior da UNEB, a partir dos programas de bolsas mobilidade e intercâmbio internacional de estudantes da graduação, representa um importante e estratégico instrumento de potencialização da formação inicial, principalmente do profissional docente, uma vez que os estudantes são desafiados a assumir um perfil de protagonismo representativo da própria formação.

Biografia do Autor

John Wolter Oliveira Silva, Bahia State University

Mestrando em Intervenção Educativa e Social (MPIES), graduado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XI - Serrinha e membro do grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS).

Raiane Cordeiro de Araújo, Bahia State University

Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB). Linha de Pesquisa: Novos Contextos de Aprendizagem. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS). Especialista em Docência em Ensino Superior. Especialista em Psicopedagogia. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Coité e Docente da UNIASSELVI, Polo Serrinha/BA.

Ivonete Barreto de Amorim, Bahia State University

Pós Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - PPGEduC - Linha de Pesquisa I - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - PPGEduC. Especialista em Educação Infantil e especialista em avaliação pela Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/CAMPUS XI). Professora Permanente, orientadora e vice coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/Campus XI). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB).

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Publicado

2023-07-06

Como Citar

Silva, J. W. O., Araújo, R. C. de, & Amorim, I. B. de. (2023). Internacionalização do ensino superior: perspectivas de mobilidade e intercâmbio estudantil na graduação da UNEB. Educação, 48(1), e75/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644468058