Internacionalização do ensino superior: perspectivas de mobilidade e intercâmbio estudantil na graduação da UNEB
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644468058Palavras-chave:
Internacionalização do ensino superior, Mobilidade, IntercâmbioResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir os processos de Mobilidade e Intercâmbio Acadêmico Internacional da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) como contributos da internacionalização do ensino superior na formação inicial. A ação metodológica está pautada em uma abordagem qualitativa, uma vez que pretendeu refletir sobre o cenário da internacionalização do ensino superior, fundamentado nas concepções de De Wir (2013), de Maués; de Bastos (2017), de Laus (2012) e no aporte documental do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A pesquisa documental, baseada em Pádua (2012), se constituiu como opção procedimental de discussão das perspectivas sobre internacionalização, mobilidade e intercâmbio presentes em documentos oficiais da UNEB, como Estatuto, Regimento, Anuários, Resoluções, dentre outros; e a narrativa autobiográfica de formação como instrumento de análise e descrição dos dados. Por fim, concluiu-se que o processo de internacionalização do ensino superior da UNEB, a partir dos programas de bolsas mobilidade e intercâmbio internacional de estudantes da graduação, representa um importante e estratégico instrumento de potencialização da formação inicial, principalmente do profissional docente, uma vez que os estudantes são desafiados a assumir um perfil de protagonismo representativo da própria formação.
Referências
ANDRÉ, Marli; LUDKE, Menga. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014b. Seção 1, p. 1. ed. extra.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Narrativa de investigação profissional: um dispositivo de pesquisa-formação sob a forma de uma escrita implica. In: SOUZA,
Elizeu Clementino de (org.). (Auto)biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015, p. 161-171.
DE WIT, Hans. Repensando o conceito da internacionalização. Ensino Superior, Campinas, 2013.
LAUS, Sonia Pereira. A internacionalização da educação superior: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. 332 f. Tese (Doutorado em Administração) – Escola de Administração, Universidade Federal do Estado da Bahia, Salvador, 2012.
MAUÉS, Olgaíses Cabral; BASTOS, Robson dos Santos. Políticas de internacionalização da Educação Superior: o contexto brasileiro. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 333-342, set./dez. 2017.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis:
Editora Vozes, 2016.
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Anuário UNEB em Dados: 2018 - base 2017. Salvador: EDUNEB, 2018. p. 198.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Conselho Universitário. Resolução CONSU nº 864/2011, de 18 de novembro de 2011. Aprova as alterações introduzidas no Regimento Geral da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Diário Oficial do Estado: Salvador, BA, ano 95, p. 19-20 nov. 2011.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Conselho Universitário. Resolução nº 1.394/2019, de 27 de agosto de 2019. Aprova as Normas e Procedimentos de mobilidade e intercâmbio internacional de servidores docentes, técnicos administrativos e discentes no âmbito da UNEB. Diário Oficial do Estado: Salvador, BA, ano 103, p. 27, 1 out. 2019.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Conselho Universitário. Resolução nº 1.395/2019, de 27 de agosto de 2019. Aprova as Normas e Procedimentos de mobilidade e intercâmbio internacional de servidores docentes, técnicos administrativos e discentes no âmbito da UNEB. Diário Oficial do Estado: Salvador, BA, ano 103, p. 27, 1 out. 2019.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional, 2013-2017. Salvador: UNEB, 2017, p. 78.
UNIVERISADE LUSÓFONA. História da Universidade Lusófona. Disponível em: https://www.ulusofona.pt/historia-da-universidade. Acesso em: 15 jul. 2020.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de
formação de professores. Salvador: DP&A, 2006.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, Antônio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria (org.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 59-74.
STALLIVIERI, Luciane. A internacionalização nas universidades brasileiras: o caso da Universidade de Caxias do Sul. Orientadora: Laima Mesgraves. 2002. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Cooperação Internacional) – Universidade de São Marcos, São Paulo, 2002.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________