Comunidade acadêmica feminina e a internacionalização na Universidade Federal de Mato Grosso (1973-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443909

Palavras-chave:

História da Educação Feminina, Internacionalização, Educação Superior.

Resumo

Este artigo, com foco temático na história da educação feminina, tem por objetivo compreender como sobreveio a participação de mulheres nos processos de internacionalização da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Ao trazermos reflexões sobre processos de internacionalização vivenciados na instituição de educação superior federal, localizada na região Centro-Oeste do Brasil, fundada tardiamente no ano de 1970, analisamos a mobilização feminina internacional na instituição entre os anos de 1973 a 2016. Trazemos algumas reflexões a partir da análise de documentos institucionais tais como legislação, artigos científicos, páginas de web site e documentos oficiais coletados no acervo institucional. É compreensível que não houve uma política institucional definida para os processos de internacionalização, bem como inexiste, no perfil de seus partícipes, equidade de acesso. Identificamos, contudo, que mulheres participaram e contribuíram para os processos de internacionalização da UFMT. Possibilidades de atuações e oportunidades para mulheres, entretanto, ainda representam parcela ínfima nos movimentos de internacionalização. Para nós, claro está que uma instituição de ensino superior não pode prescindir de políticas públicas que incentivem a internacionalização, mas deve articular iniciativas viáveis e ações que promovam a equidade de acesso às políticas de internacionalização institucionais.

Biografia do Autor

Joira Aparecida Leite de Oliveira Amorim Martins, Universidade Federal de Mato Grosso

*Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Instituto de Educação (IE)/Cuiabá/MT. Assessora de Parcerias Internacionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Secretaria de Relações Internacionais (SECRI)/Cuiabá/MT. Assessora Técnica e Científica da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e América Latina - RECONAL-Edu; Integrante do Centro Memória Viva do Instituto de Educação da UFMT/Cuiabá (CMVIE); Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero (GPHEG).

Nilce Vieira Campos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade de Uberlândia (UFU) Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Instituto de Educação (IE)/DTFE/Cuiabá/MT e do Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/Cuiabá/MT. Coordenadora da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e da América Latina - RECONAL-Edu; do Centro Memória Viva do Instituto de Educação da UFMT/Cuiabá (CMVIE).

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Martins, J. A. L. de O. A., & Ferreira, N. V. C. (2020). Comunidade acadêmica feminina e a internacionalização na Universidade Federal de Mato Grosso (1973-2016). Educação, 45(1), e93/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644443909

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