Escolarização de pescadores/as: análise das publicações acadêmicas entre 2010 até 2019
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644463424Palavras-chave:
educação e pesca, escolarização de pescadores/as, publicações acadêmicas.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar um levantamento de caráter bibliográfico a respeito das publicações acadêmicas sobre escolarização de pescadores/as. Para isso, realizou-se um mapeamento do conhecimento já elaborado na área, apontando as principais análises e suas contribuições, assim como os temas mais investigados e as abordagens metodológicas utilizadas conforme o indicativo procedimental de estudos dessa natureza (ROMANOWSKI; ENS, 2006). Para tanto, utilizaram-se nessa investigação as publicações indexadas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no que tangem aos trabalhos de conclusão de curso de graduação, mestrado e doutorado e ainda no Google Acadêmico quanto aos artigos científicos, levantamentos estes com prazo de 10 (dez) anos (de 2010 a 2019). Foram encontrados um total de 30 (trinta) publicações acadêmicas que tratam especificamente da temática escolarização de pescadores, cujas abordagens reafirmam a premissa da educação como direito de todos; e, ainda, observou-se certa escassez de publicações nesse campo do conhecimento.
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