Formação do professor de música: contextos e interfaces
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644467949Palavras-chave:
Educação Musical, Estado da Arte, Formação DocenteResumo
A formação do professor de música tem sido amplamente discutida pelo campo da Educação Musical há, pelo menos, trinta anos. Enquanto as temáticas e direcionamentos teóricos se amplificam engendrando a constituição da Educação Musical como área do conhecimento, assiste-se a um amadurecimento no bojo epistemológico das pesquisas que, nela, estudam a formação docente. Assim, objetiva-se, neste artigo, apresentar e discutir resultados parciais de uma pesquisa do tipo estado da arte que analisou perspectivas teóricas das publicações que tematizaram a formação docente nos últimos trinta anos e os impactos para as suas diferentes concepções. A problematização dos resultados apresentados é articulada, por fim, com estudos realizados sobre a formação docente na área de Educação (ANDRÉ, 2002; BRZEZINSKI 2006; 2014), por meio da qual se apontam alguns caminhos desvelados com a presente pesquisa, bem como questionamentos para reflexões futuras. Espera-se que os apontamentos tecidos neste artigo articulem subsídios para explicar as concepções, perspectivas e contextos que parecem atravessar a formação docente, bem como os seus reflexos no tratamento da temática em si.
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