Teorias da Educação e Epistemologia: a questão teórica no espaço acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644466777Palavras-chave:
Teorias da Educação, Epistemologia, Espaço Acadêmico.Resumo
O trabalho se inscreve nos discursos sobre Pedagogia, Currículo, Formação Docente, Filosofia da Educação e os desafios atuais dos Cursos de Licenciaturas. O objetivo geral é analisar a natureza dos debates em torno do pensamento pedagógico brasileiro acerca da relação entre Teorias da Educação e Epistemologia, desde a década de 1970, especificamente, discutindo aspectos relacionados à Abordagem Epistemológica das Teorias da Educação no Brasil. Por fim, essa reflexão pretende propor um debate sobre algumas tendências debatidas nos últimos anos, a saber: primeiro, a ideia de que existe uma epistemologia própria da Educação; segundo, a visão de que a grandeza da Educação se encontra justamente na ausência de especificidade; e, terceiro, a proposição a favor de um possível objeto epistêmico da Educação. À luz desses interesses, indagamos: em que sentido é possível pensar na Educação e na própria questão teórica, no espaço acadêmico brasileiro? Em termos metodológicos, propomos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativo-exploratória (MINAYO, 1999), que procura investigar as bases da reflexão pedagógica a partir de uma análise hermenêutico-ontológica (CORETH, 1973), que se volta para o tratamento interpretativo das informações e das contribuições teóricas, à medida que essas pretendem desvendar as estruturas do desenvolvimento da existência do ser humano e estabelecem uma íntima relação entre o sujeito pesquisador e sua pesquisa. Sobre os achados da pesquisa, vimos que suas implicações indicam como é urgente delinear os caminhos da teorização pedagógica, a fim de fortalecer o processo de construção de sentido na e da Educação, que contribui para a humanização do homem, em seus processos e espaços formativos.
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