Teorias da Educação e Epistemologia: a questão teórica no espaço acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466777

Palavras-chave:

Teorias da Educação, Epistemologia, Espaço Acadêmico.

Resumo

O trabalho se inscreve nos discursos sobre Pedagogia, Currículo, Formação Docente, Filosofia da Educação e os desafios atuais dos Cursos de Licenciaturas. O objetivo geral é analisar a natureza dos debates em torno do pensamento pedagógico brasileiro acerca da relação entre Teorias da Educação e Epistemologia, desde a década de 1970, especificamente, discutindo aspectos relacionados à Abordagem Epistemológica das Teorias da Educação no Brasil. Por fim, essa reflexão pretende propor um debate sobre algumas tendências debatidas nos últimos anos, a saber: primeiro, a ideia de que existe uma epistemologia própria da Educação; segundo, a visão de que a grandeza da Educação se encontra justamente na ausência de especificidade; e, terceiro, a proposição a favor de um possível objeto epistêmico da Educação. À luz desses interesses, indagamos: em que sentido é possível pensar na Educação e na própria questão teórica, no espaço acadêmico brasileiro? Em termos metodológicos, propomos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativo-exploratória (MINAYO, 1999), que procura investigar as bases da reflexão pedagógica a partir de uma análise hermenêutico-ontológica (CORETH, 1973), que se volta para o tratamento interpretativo das informações e das contribuições teóricas, à medida que essas pretendem desvendar as estruturas do desenvolvimento da existência do ser humano e estabelecem uma íntima relação entre o sujeito pesquisador e sua pesquisa. Sobre os achados da pesquisa, vimos que suas implicações indicam como é urgente delinear os caminhos da teorização pedagógica, a fim de fortalecer o processo de construção de sentido na e da Educação, que contribui para a humanização do homem, em seus processos e espaços formativos.

Biografia do Autor

Ezir George Silva, Federal University of Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Departamento de Educação - DEd, e Professor Permanente do Programa da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco – PPGE / UFPE, na Linha de Educação e Espiritualidade.

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

Silva, E. G. (2023). Teorias da Educação e Epistemologia: a questão teórica no espaço acadêmico. Educação, 48(1), e88/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644466777