Instâncias Orientadoras para Contadores e Contadoras de Histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466772

Palavras-chave:

Contador de histórias, Contação de histórias, Coletiva Teatro

Resumo

Este artigo compartilha reflexões para contadores e contadoras de histórias e introduz três instâncias orientadoras que visam contribuir com o ofício e arte de contar histórias na contemporaneidade, prática amplamente utilizada como recurso no contexto educacional. A pesquisa se fundamenta na práxis do ator, contador de histórias e educador Jorge Marinho, membro da Coletiva Teatro, com suporte nos autores e autoras da área de educação Paulo Freire e Jorge Larrosa Bondía, contação de histórias e teatro Ângela Barcellos Café, Regina Machado, Gislayne Avelar Matos e Jorge Dubatti, bem como em análises de práticas artísticas da contadora de histórias Jan Blake. As três instâncias orientadoras para contadores e contadoras de histórias são nomeadas como 1. Princípios do/a contador/a; 2. Estratégias na contação e 3. Dispositivos para contar com, e perpassam o trabalho do/a artista sobre si mesmo/a; aspectos ontológicos da contação de histórias; e aspectos técnicos. O artigo apresenta análises, questões e abordagens técnicas, links para vídeos com demonstração de exemplos e instigações para uma prática mais autônoma, criativa e consciente, considerando o potencial transformador da contação de histórias como arte convivial.

Biografia do Autor

Jorge Marinho, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília, ator e contador de histórias membro da Coletiva Teatro - linha do Grupo de Pesquisa Criação em Coletivo para a Cena (UnB). 

Nitza Tenenblat, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Nitza Tenenblat é diretora teatral e pesquisadora com ênfase na práxis da direção teatral, interpretação e criação em coletivo. Com mais de vinte anos de profissão seus espetáculos já foram apresentados no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Romênia e Grécia. É mestre pela Royal Holloway Universidade de Londres e doutora pela Universidade da Califórnia, Davis. É professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB) onde é líder do grupo de pesquisa Criação em Coletivo para a Cena e membra da Coletiva Teatro.

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Publicado

2023-03-13

Como Citar

Marinho, J., & Tenenblat, N. (2023). Instâncias Orientadoras para Contadores e Contadoras de Histórias . Educação, 48(1), e8/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644466772