Da peça radiofônica à peça sonora: ecos e sintonias na pedagogia do teatro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644465330

Palavras-chave:

Deficiência visual, Peça radiofônica e peça sonora, Jogo teatral.

Resumo

As experiências cênicas virtuais que vêm sendo desenvolvidas no Brasil por grupos de pessoas com deficiência visual no ciberespaço, intituladas por estes de audionovelas ou montagens, instigam à reflexão acerca dos processos criativos cênicos e do teatro na contemporaneidade em simbiose com as novas mídias, considerando, desse modo, formas alternativas de copresencialidade e recepção. Trazidas ao contexto escolar e articuladas aos jogos de improvisação, tais experiências embasaram os processos de criação artística de três oficinas de teatro desenvolvidas em uma escola pública de Natal/RN, em 2018, com uma turma de 8º ano do ensino fundamental, composta por vinte alunos com faixa etária entre 13 e 17 anos, com e sem deficiência visual. A observação do movimento construído na pesquisa se deu na transição do eixo da presença na cena teatral, e, portanto, da visibilidade, para o eixo da audibilidade, incorrendo na perspectiva do que estamos designando como peça sonora. Admitimos, assim, que tal incursão pode instigar um olhar para novas formas de recepção, a partir de um itinerário que provoca a imaginação criativa por meio de um processo de escuta, levando à reflexão teórica acerca dessas práticas pedagógicas no ensino de teatro. Tal enfoque leva em conta, por sua vez, as abordagens que recuperam as matrizes da tradição oral aliadas à contação de histórias (ZUMTHOR, 2007; BUSATTO, 2013), tendo como referência as peças radiofônicas desenvolvidas por Bertolt Brecht e Walter Benjamin a partir de 1929, na perspectiva de uma cultura do ouvir e ressignificando o próprio conceito do corpo que se torna voz, redimensionado nesses processos focados na potência da palavra oral.

Biografia do Autor

Thiago de Lima Torreão Cerejeira, Federal University of Rio Grande do Norte

Audiodescritor consultor. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação (2020) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-graduado
em Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola (2019) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Mídias na Educação (2019) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
Especialista em Artes Visuais - Cultura e Criação (2014) pela Faculdade SENAC. Graduado em Educação artística - Artes Cênicas (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Laura Maria de Figueiredo, Federal University of Rio Grande do Norte

Professora Assistente no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN). Mestre em Artes pela ECA/USP.

Jefferson Fernandes Alves, Federal University of Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Professor Associado do Departamento de Práticas Educativas e Currículo, do Centro de Educação/UFRN. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação,
Pós-Graduação em Educação Especial e Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. Orienta e pesquisa na interface Arte, Deficiência e Acessibilidade, com ênfase na relação Teatro e Deficiência Visual.

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas/SP: Papirus, 1993.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

BAVCAR, Evgen. O corpo, espelho partido da história. In: NOVAIS, Adalto (Org.). O homem-máquina. A ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. /135-142.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única:Infância em Berlim por volta de 1900 – Imagens do pensamento. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Ed. Duas Cidades e Ed.34, 2002.

BENJAMIN, Walter. A Hora das Crianças - Narrativas Radiofônicas. São Paulo: Nau, 2015.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade - Lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRECHT, Bertolt. O voo sobre o oceano. In: Teatro Completo, v.3. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1988.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BUSATTO, Cléo. Práticas de oralidade na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Oficinas aprender fazendo).

CASTRO, Maria Margarida. Entrevista concedida a Thiago Cerejeira. São Paulo, 2017.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2017.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: os cacos da história. São Paulo: Brasiliense, 1982.

KASTRUP, Virgínia. Circuitos inventivos na pesquisa com cegos. In: KASTRUP, Virgínia. Cegueira e invenção: cognição, arte, pesquisa e acessibilidade. Curitiba: CRV, 2018.

KOUDELA, Ingrid. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva e Edusp, 1991.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Educação: experiência e sentido).

McLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PAULA, Leon de. Por dentro da caixa dos sonhos: procedimentos artísticos em radioteatro. 2015. Tese (Doutorado em Teatro) - Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Alteridade em cena. São Paulo: Revista Em Pauta, v. 12, n. 1, jun. 2012, p. 46-57.

Rosso como il cielo. Filme. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosso_come_il_cielo>. Acesso em 16 nov. 2022.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2011.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007.

WIZISLA, Erdmut. Benjamin e Brecht: História de uma amizade. São Paulo: Edusp, 2013.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2023-05-15

Como Citar

Cerejeira, T. de L. T., Figueiredo, L. M. de, & Alves, J. F. (2023). Da peça radiofônica à peça sonora: ecos e sintonias na pedagogia do teatro . Educação, 48(1), e38/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644465330