Da peça radiofônica à peça sonora: ecos e sintonias na pedagogia do teatro
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644465330Parole chiave:
Deficiência visual, Peça radiofônica e peça sonora, Jogo teatral.Abstract
As experiências cênicas virtuais que vêm sendo desenvolvidas no Brasil por grupos de pessoas com deficiência visual no ciberespaço, intituladas por estes de audionovelas ou montagens, instigam à reflexão acerca dos processos criativos cênicos e do teatro na contemporaneidade em simbiose com as novas mídias, considerando, desse modo, formas alternativas de copresencialidade e recepção. Trazidas ao contexto escolar e articuladas aos jogos de improvisação, tais experiências embasaram os processos de criação artística de três oficinas de teatro desenvolvidas em uma escola pública de Natal/RN, em 2018, com uma turma de 8º ano do ensino fundamental, composta por vinte alunos com faixa etária entre 13 e 17 anos, com e sem deficiência visual. A observação do movimento construído na pesquisa se deu na transição do eixo da presença na cena teatral, e, portanto, da visibilidade, para o eixo da audibilidade, incorrendo na perspectiva do que estamos designando como peça sonora. Admitimos, assim, que tal incursão pode instigar um olhar para novas formas de recepção, a partir de um itinerário que provoca a imaginação criativa por meio de um processo de escuta, levando à reflexão teórica acerca dessas práticas pedagógicas no ensino de teatro. Tal enfoque leva em conta, por sua vez, as abordagens que recuperam as matrizes da tradição oral aliadas à contação de histórias (ZUMTHOR, 2007; BUSATTO, 2013), tendo como referência as peças radiofônicas desenvolvidas por Bertolt Brecht e Walter Benjamin a partir de 1929, na perspectiva de uma cultura do ouvir e ressignificando o próprio conceito do corpo que se torna voz, redimensionado nesses processos focados na potência da palavra oral.
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