Revisão sistemática sobre o uso da tecnologia no processo educativo de estudantes surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644465147

Palavras-chave:

Educação de surdos, Tecnologias da informação e comunicação, Língua brasileira de sinais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar o que as pesquisas científicas nacionais revelam sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos processos educativos de estudantes surdos, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, considerando o período de 2008 a 2018. As informações foram coletadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As escolhas se deram a partir da leitura dos títulos e resumos dos trabalhos. Após a seleção, aplicamos os critérios de inclusão e exclusão e então os trabalhos foram divididos em agrupamentos temáticos. Na sequência, os trabalhos foram lidos na íntegra e analisados sob a ótica da análise do discurso da Escola Francesa, que entende que as discursividades científicas compõem práticas disseminadas socialmente. Como resultados, verificou-se que a maior parte dos estudos sobre tecnologias e a Libras foram realizados em programas de pós-graduação na área de educação, em nível de mestrado. Os temas mais debatidos envolvem discussões sobre a educação à distância, uso de aplicativos, dispositivos móveis, objetos de aprendizagem, internet, recursos audiovisuais e mídias. Os mediadores tecnológicos foram apontados como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos, quando houve o estabelecimento de parâmetros pedagógicos para seu uso e efetiva participação do professor e aluno no processo de desenvolvimento das atividades.

Biografia do Autor

Regina Célia Torres, Federal University of São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs / UFSCar), na linha de pesquisa Produção científica e formação de recursos humanos em Educação Especial.  Programadora Visual na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando junto ao curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (GPSAB) e do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Federal University of São Carlos

Doutora em Educação pela Unicamp. Docente do curso de bacharelado em tradução e interpretação em Libras/Língua portuguesa na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Fapesp Processo no: 2018/08930-0.

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Torres, R. C., & Martins, V. R. de O. (2023). Revisão sistemática sobre o uso da tecnologia no processo educativo de estudantes surdos. Educação, 48(1), e77/ 1–30. https://doi.org/10.5902/1984644465147

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