Ensino de língua inglesa e a Base Nacional Comum Curricular à luz de uma teoria crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644465098

Palavras-chave:

Política Linguística, Letramentos Críticos, Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa.

Resumo

Em um contexto instável nos âmbitos social e político, o governo do Brasil publicou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, com vistas a dar diretrizes normativas para a Educação Básica. No que tange ao ensino de Língua Inglesa, a BNCC contém trechos de reflexão crítica desenvolvidos em sua introdução, em seus cinco eixos organizadores, em suas competências específicas e nas habilidades particulares para cada ano. Estes excertos se apresentam como terreno fértil para apreciações anteriores à consolidação de um sistema curricular que respeite as especificidades de cada escola. Dessa maneira, o componente crítico da Base é analisado no sentido de desnaturalizar discursos de supremacia e de subalternidade (MENEZES DE SOUZA, 2011), a partir de teorias dos letramentos críticos (MONTE MÓR, 2017; 2018; MENEZES DE SOUZA, GUILHERME, 2019) em busca de interpretar como se dão as percepções da BNCC no processo de tomada de consciência crítica (FREIRE, 2001) para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Nesse contexto, essa pesquisa se apresenta como qualitativa, exploratória e de cunho interpretativista, já que configura uma leitura rumo à reflexão crítica da BNCC em uma perspectiva socialmente engajada, que vislumbra a educação como agente de transformação social. Percebeu-se um avanço em direção a noções críticas de sujeito e de língua, mas o documento ainda reflete percepções de globalização e de interações sociais que necessitam de reflexão para desmistificação de noções construídas historicamente por uma minoria social que ainda detém privilégios.

Biografia do Autor

Adriano de Alcântara Oliveira Sousa, Federal University of Piauí

Graduado em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre e Doutorando em Letras epela mesma instituição.

Juscelino Francisco do Nascimento, Federal University of Piauí

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), da qual é Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Letras/Português, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Professor Formador do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), onde é Coordenador de Estágios do Curso de Letras/Inglês e professor do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

Sousa, A. de A. O., & Nascimento, J. F. do. (2023). Ensino de língua inglesa e a Base Nacional Comum Curricular à luz de uma teoria crítica. Educação, 48(1), e42/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644465098