Ensino de língua inglesa e a Base Nacional Comum Curricular à luz de uma teoria crítica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644465098

Mots-clés :

Política Linguística, Letramentos Críticos, Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa.

Résumé

Em um contexto instável nos âmbitos social e político, o governo do Brasil publicou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, com vistas a dar diretrizes normativas para a Educação Básica. No que tange ao ensino de Língua Inglesa, a BNCC contém trechos de reflexão crítica desenvolvidos em sua introdução, em seus cinco eixos organizadores, em suas competências específicas e nas habilidades particulares para cada ano. Estes excertos se apresentam como terreno fértil para apreciações anteriores à consolidação de um sistema curricular que respeite as especificidades de cada escola. Dessa maneira, o componente crítico da Base é analisado no sentido de desnaturalizar discursos de supremacia e de subalternidade (MENEZES DE SOUZA, 2011), a partir de teorias dos letramentos críticos (MONTE MÓR, 2017; 2018; MENEZES DE SOUZA, GUILHERME, 2019) em busca de interpretar como se dão as percepções da BNCC no processo de tomada de consciência crítica (FREIRE, 2001) para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Nesse contexto, essa pesquisa se apresenta como qualitativa, exploratória e de cunho interpretativista, já que configura uma leitura rumo à reflexão crítica da BNCC em uma perspectiva socialmente engajada, que vislumbra a educação como agente de transformação social. Percebeu-se um avanço em direção a noções críticas de sujeito e de língua, mas o documento ainda reflete percepções de globalização e de interações sociais que necessitam de reflexão para desmistificação de noções construídas historicamente por uma minoria social que ainda detém privilégios.

Bibliographies de l'auteur-e

Adriano de Alcântara Oliveira Sousa, Federal University of Piauí

Graduado em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre e Doutorando em Letras epela mesma instituição.

Juscelino Francisco do Nascimento, Federal University of Piauí

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), da qual é Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Letras/Português, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Professor Formador do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), onde é Coordenador de Estágios do Curso de Letras/Inglês e professor do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Références

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC/SEF, 2018. Acesso em: 10 dez 2020.Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Acesso em: 11 dez 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnld/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series.

BUNZEN, Clécio. Ensino de leitura para as crianças dos 1º e 2º anos: o que propõe a BNCC? In: RODRIGUES, Siane Gois Cavalvante; LEAL, Telma Ferraz. (Org.). A BNCC em Foco: Discussões sobre Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Pontes, 2021.

CALVET, Louis-Jean. Language Wars and Linguistic Politics, Oxford: Oxford University Press, 1998.

FLORES, Nelson; ROSA, Jonathan. Unsettling race and language: Toward a raciolinguistics perspective, Language in Society 46/5 p. 621–647 Cambridge University Press, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 28 ed.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.

GUILHERME, Manuela. English as a global language and education for cosmopolitan citizenship. In: Language and Intercultural Communication, vol. 7, p. 72-90, 2007.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Métodos de ensino de inglês: teorias, práticas, ideologias. São Paulo: Parábola, 2014.

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario; ANDREOTTI, Vanessa. Postcolonial Perspectives on Global Citizenship Education, Routledge, 2011

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, Ruberval Franco; ARAUJO, Vanessa de Assis. Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí, SP: Paco, 2011.

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario, GUILHERME, Manuela. Glocal Languages and Critical Intercultural Awareness, Routledge, 2019.

MONTE MÓR, Walkyria. Critical literacies in the Brazilian university and in the elementary/secondary schools: the dialectics between the global and the local. In: MACIEL, Ruberval Franco; ARAUJO, Vanessa de Assis. (Org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí, SP: Paco, 2011

MONTE MÓR, Walkyria. Crítica e Letramentos Críticos: Reflexões Preliminares In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco (Org.). Língua Estrangeira e Formação Cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013.

MONTE MÓR, Walkyria. Sociedade da Escrita e Sociedade Digital: Línguas e Linguagens em Revisão. In. TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MÓR, Walkyria. Construções de Sentido e Letramento Digital Crítico na Área de Línguas/Linguagens. Campinas: Pontes, 2017.

MONTE MÓR, Walkyria. Letramentos Críticos e Expansão de Perspectivas: Diálogo sobre Práticas. In: JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio; MONTE MÓR, Walkyria. Letramentos em Prática na Formação Inicial de Professores de Inglês. Campinas: Pontes, 2018.

PENNYCOOK, Alastair. Linguística Aplicada Transgressiva In: MOITA LOPES, Luís Paulo. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Repensar o papel da Linguística Aplicada In: MOITA LOPES, Luís Paulo. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP, 1984.

QUIJANO, Anibal. Coloniality of Power, Nepantla: views from South. 2000

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Publié-e

2023-05-26

Comment citer

Sousa, A. de A. O., & Nascimento, J. F. do. (2023). Ensino de língua inglesa e a Base Nacional Comum Curricular à luz de uma teoria crítica. Educação, 48(1), e42/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644465098