O sujeito e a educação sob a perspectiva da complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464431

Palavras-chave:

Sujeito, Complexidade, Edgar Morin.

Resumo

O texto problematiza algumas questões relacionadas ao sujeito e suas conexões com a complexidade e a educação. Aproxima-se teoricamente de Morin, Hall e Stengers. O diálogo com os autores e a autora, dentre outros que vão aparecendo, potencializam a narrativa em torno da educação/escola e as singularidades que lá ensinam, aprendem e criam. Nessa narrativa, algumas pistas encontradas nas obras de Morin, nos lançam a pensar em uma perspectiva da complexidade, uma vez que, o sujeito em questão não se trata de algo fechado e imutável, mas múltiplo, plural e multidimensional, assim como os conhecimentos/pensamentos que permeiam os espaçostempos escolares/acadêmicos. É nesse terreno fluido e impreciso que é tecido este texto, entre esboços inacabados de um sujeito e suas conexões com uma educação/escola, que pode escapar as tentativas de representação ou padronização, convidando a todos e a todas a acreditar na capacidade de imaginar juntos, com os outros e graças aos outros, a criação de saídas e/ou alternativas ao que aprisiona, caminhando, assim às novas/outras possibilidades.

Biografia do Autor

Rosinei Ronconi Vieiras, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Doutor e mestre em Educação pelo Prograama de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Geografia, leciona atualmente no Instituto Federal do Espirito Santo.

Helen Moura Pessoa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui Mestrado em Química e Graduação - Licenciatura e Bacharelado - em Química, também pela UFES. Atualmente é Professora do Ensino Superior, lotada no Departamento de Química e Física (DQF) do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS/UFES).

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.

ALVES, Nilda. Imagens das escolas: sobre redes de conhecimentos e currículos escolares. Educ. Rev. [on-line], n.17, p. 53-62, 2001.

CERTEAU, Michel De. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2005.

FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

GUATTARI, Félix. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. Tradução de Suely Belinda Rolnik. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.

MASSCHELEIN Jan; SIMONS Maarten. A língua da escola: alienante ou emancipadora? In. Elogio a escola. Organização de Jorge Larrosa. Tradução de Fernando Coelho. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

MORIN, Edgar. O Método II: a vida da vida. Tradução M. G. de Bragança. 2. ed. Portugal: Europa-América, 1980.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003 (a).

MORIN, Edgar. X da questão: o sujeito à flor da pele. Tradução Fátima Murad. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003 (b).

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 3. ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2007 (a).

MORIN, Edgar. O Método V: A humanidade da humanidade: a identidade humana. Tradução Juremir Machado da Silva. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007 (b).

MORIN, Edgar; KERN, Anne-Brigitte. Terra-pátria. Tradução Paulo Azevedo Neves da Silva. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2003.

STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que se aproxima. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Vieiras, R. R., & Pessoa, H. M. (2022). O sujeito e a educação sob a perspectiva da complexidade. Educação, 47(1), e101/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644464431

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.