Constituição da Identidade Profissional Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464297

Palavras-chave:

Identidade Profissional, Docentes, Processos Identitários.

Resumo

Neste artigo apresenta-se um recorte da pesquisa que investiga os processos identitários de professores da Educação Básica da rede pública Estadual de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou a discussão sobre a constituição da identidade profissional docente, juntamente com um quadro teórico da temática.  Assim, o propósito deste artigo é apresentar as percepções dos professores em relação à docência e compreender como ocorre o processo da constituição da identidade profissional, a partir das narrativas dos professores, assim como dos quadros teóricos. A investigação se deu a partir da abordagem qualitativa, como procedimento central de investigação, foram realizados questionários e entrevistas aplicados aos sujeitos da pesquisa,  professores. Para análise teórica utilizou-se o método de análise de conteúdo. Com as análises dos dados coletados, pode-se dizer que a identidade docente se dá num processo vivo e evolutivo, que pode ser influenciado por fatores internos e externos, bem como pelas relações no contexto profissional, podendo ser mais ou menos duráveis, dependendo das circunstâncias nos diferentes momentos e contextos.

Biografia do Autor

Antonia Zulmira Silva, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FE/USP, 2020). Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2012). Atualmente estou na função de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico na Diretoria de Ensino de Carapicuíba - SEE/SP.

Maria Lourdes Ramos da Silva, Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado e autora de diversos livros e artigos publicados. Especialista junto ao Conselho Estadual de Educação de SP e junto à Comissão de avaliação do MEC. Contato: mlramos@usp.br.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Silva, A. Z., & Silva, M. L. R. da. (2022). Constituição da Identidade Profissional Docente. Educação, 47(1), e84/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644464297