Constituição da Identidade Profissional Docente
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644464297Mots-clés :
Identidade Profissional, Docentes, Processos Identitários.Résumé
Neste artigo apresenta-se um recorte da pesquisa que investiga os processos identitários de professores da Educação Básica da rede pública Estadual de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou a discussão sobre a constituição da identidade profissional docente, juntamente com um quadro teórico da temática. Assim, o propósito deste artigo é apresentar as percepções dos professores em relação à docência e compreender como ocorre o processo da constituição da identidade profissional, a partir das narrativas dos professores, assim como dos quadros teóricos. A investigação se deu a partir da abordagem qualitativa, como procedimento central de investigação, foram realizados questionários e entrevistas aplicados aos sujeitos da pesquisa, professores. Para análise teórica utilizou-se o método de análise de conteúdo. Com as análises dos dados coletados, pode-se dizer que a identidade docente se dá num processo vivo e evolutivo, que pode ser influenciado por fatores internos e externos, bem como pelas relações no contexto profissional, podendo ser mais ou menos duráveis, dependendo das circunstâncias nos diferentes momentos e contextos.
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