Autoavaliação x autonotação – aproximações e afastamentos na formação de professores autorregulados
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464446379Palavras-chave:
Autoavaliação, Autorregulação, Formação de professores.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464446379
O desenvolvimento de habilidades docentes pressupõe ações que proporcionem maior responsabilidade e autonomia à aprendizagem. Uma dessas ações é a promoção de atividades autoavaliativas, permitindo consciência da situação da aprendizagem e planejamento de intervenções. Este estudo concentrou-se em determinar o potencial autorregulatório, nas práticas autoavaliativas, realizadas em um curso de Pedagogia. A pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, contou com a participação de 56 discentes, do último ano do curso de uma universidade pública paranaense. As informações dos questionários e entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, permitindo constatar que a maioria dos participantes tem consciência das finalidades da autoavaliação, mas vivenciam a proposição de atividades autonotativas, ou seja, de atribuição de nota para compor média. As práticas realizadas não proporcionam o desenvolvimento de habilidades autorregulatórias.
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