Autoavaliação x autonotação – aproximações e afastamentos na formação de professores autorregulados

Autores

  • Elizabete Aparecida Garcia Ribeiro Universidade Norte do Paraná- UNOPAR
  • Giovana Chimentão Punhagui Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Nadia Aparecida de Souza universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464446379

Palavras-chave:

Autoavaliação, Autorregulação, Formação de professores.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464446379

 

O desenvolvimento de habilidades docentes pressupõe ações que proporcionem maior responsabilidade e autonomia à aprendizagem. Uma dessas ações é a promoção de atividades autoavaliativas, permitindo consciência da situação da aprendizagem e planejamento de intervenções. Este estudo concentrou-se em determinar o potencial autorregulatório, nas práticas autoavaliativas, realizadas em um curso de Pedagogia. A pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, contou com a participação de 56 discentes, do último ano do curso de uma universidade pública paranaense. As informações dos questionários e entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, permitindo constatar que a maioria dos participantes tem consciência das finalidades da autoavaliação, mas vivenciam a proposição de atividades autonotativas, ou seja, de atribuição de nota para compor média. As práticas realizadas não proporcionam o desenvolvimento de habilidades autorregulatórias.

 

Biografia do Autor

Elizabete Aparecida Garcia Ribeiro, Universidade Norte do Paraná- UNOPAR

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental, município de Londrina. Tutora eletrônica - Unopar Virtual. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional (Nepae).

Giovana Chimentão Punhagui, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Educação do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional (Nepae).

Nadia Aparecida de Souza, universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora em Psicologia da Aprendizagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional (Nepae).

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Ribeiro, E. A. G., Punhagui, G. C., & Souza, N. A. de. (2014). Autoavaliação x autonotação – aproximações e afastamentos na formação de professores autorregulados. Educação, 39(2), 403–414. https://doi.org/10.5902/198464446379

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua