A branquitude acadêmica, a invisibilização da produção científica negra, a autoproteção branca, o pesquisador branco e o objetivo-fim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644462742

Palavras-chave:

branquitude, objetivo fim, autoproteção branca., movimento negro

Resumo

Neste artigo tratarei da invisibilização da produção científica negra promovida pelos brancos acadêmicos. Darei ênfase ao pioneirismo do Guerreiro Ramos para se pensar a identidade racial branca no mundo, abordarei a importância de Maria Aparecida da Silva Bento a respeito do tema branquitude no Brasil. Além disso, descreverei o papel do movimento negro como escola informal e a prática do branco se proteger quando entra em disputa com o negro. Por fim, questionarei o papel do branco pesquisador que procura buscar sua paz quando a realidade social o incomoda. Isto é, o fato do branco, investigador da branquitude, se encontrar no lugar de opressor e de explorador racial pode levá-lo a apresentar rapidamente uma solução para problema. Ou talvez seja uma saída ligeira para o seu próprio desconforto. A minha análise também levará em conta uma autorreflexão, a minha educação “informal”, ou seja, o conhecimento que adquiri com os meus encontros com alguns personagens do movimento negro. 

Biografia do Autor

Lourenço Conceicao Cardoso, UNILAB

Lourenço Cardoso. Professor do Instituto de Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus de Araraquara. Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra (UC) e Centro de Estudos Sociais. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenador do Grupo de Pesquisa e de Extensão “Leituras de Rua”. Autor do livro O branco ante a rebeldia do desejo: Um estudo sobre o pesquisador branco que possui o negro como objeto científico tradicional. A branquitude acadêmica. Volume 2. Curitiba. Editora Appris, 2020. E-mail: lourencoccardoso@unilab.edu.br.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Cardoso, L. C. (2022). A branquitude acadêmica, a invisibilização da produção científica negra, a autoproteção branca, o pesquisador branco e o objetivo-fim. Educação, 47(1), e72/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644462742