DO LADO DE CÁ DO ATLÂNTICO: um discípulo polonês de Édouard Claparède

Autores

  • Selma Barboza Perdomo Universidade do Estado do Amazonas – UEA https://orcid.org/0000-0001-9670-742X
  • Ana Chrystina Mignot Universidade do Estado do Rio de Janeiro Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLinha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História(ProPEd-UERJ)Pesquisadora do CNPqCientista de Nosso Estado (Faperj)Procientista (UERJ-Faperj) https://orcid.org/0000-0001-8944-2021
  • Daise Silva dos Santos Professora da rede municipal de educação de Duque de Caxias-RJ Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Estado do Rio de Janeiro Membro da Linha de pesquisa Instituições, Práticas educativas e História Bolsista de Mestrado CNPq https://orcid.org/0000-0003-0208-5186

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448284

Palavras-chave:

Waclaw Radecki, Édouard Claparède, Institut Jean Jacques Rousseau

Resumo

Tomando como ponto de partida a chegada de Édouard Claparède ao Brasil, em 1930, detivemo-nos nas manifestações elogiosas na imprensa que cercavam o visitante e nos discípulos que o aguardavam no porto do Rio de Janeiro. O foco foi dirigido a Waclaw Radecki, psicólogo polonês, que decidiu morar no Brasil em 1923. Fundou no Rio de Janeiroo Laboratório de Psicologia na Colônia dos Psicopatas do Engenho de Dentro e, sob a orientação de Claparède, concluiu doutorado em Genebra em 1911. A análise da trajetória de Radecki tem como objetivo ampliar a compreensão sobre o intercâmbio de ideias entre a Suíça e o Brasil que inspirou importantes iniciativas na psicologia e na educação brasileira. Os resultados dessa análise mostraram que ele estabeleceu contato com o Institut Jean Jacques Rousseau, em 1928, aonde observou práticas e experimentos laboratoriais como descritos por Nilton Campos no “Relatório de viagem realizada à Europa para estudos psicológicos”, fonte aqui privilegiada. Após recepcionar o mestre, ampliou seus objetivos transformando o Laboratório em Instituto de Psicologia, ambicionando instituir ali o primeiro Curso de Psicologia em território brasileiro. Os ensinamentos de Claparède repercutiram na formulação de perspectivas teóricas com claras implicações na Pedagogia e na Psicologia contemporânea, contudo, parece não ter alcançado seu discípulo. A forma de atuação de Radecki sinaliza premissas do ensino prático do método experimental, da forma de atuação do Institut Jean Jacques Rousseau, norteando suas implementações inovadoras no Laboratório e Instituto de Psicologia, sendo esse um importante legado deixado aos psicólogos e educadores brasileiros.

Biografia do Autor

Selma Barboza Perdomo, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Professora na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas – UEA Mestre em Ciências da Saúde Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História(ProPEd-UERJ).

Ana Chrystina Mignot, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLinha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História(ProPEd-UERJ)Pesquisadora do CNPqCientista de Nosso Estado (Faperj)Procientista (UERJ-Faperj)

Professora Doutora em Educação, titular do programa de Pós-Graduação em Educação, líder do Grupo de Pesquisa na linha "Instituições, Práticas Educativas e História (ProPEd-UERJ).

Pesquisadora do CNPq.
Cientista de Nosso Estado (Faperj).
Procientista (UERJ-Faperj).

 

Daise Silva dos Santos, Professora da rede municipal de educação de Duque de Caxias-RJ Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Estado do Rio de Janeiro Membro da Linha de pesquisa Instituições, Práticas educativas e História Bolsista de Mestrado CNPq

Professora da rede municipal de educação de Duque de Caxias-RJ
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Membro da Linha de pesquisa Instituições, Práticas educativas e História
Bolsista de Mestrado CNPq

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Perdomo, S. B., Mignot, A. C., & Santos, D. S. dos. (2022). DO LADO DE CÁ DO ATLÂNTICO: um discípulo polonês de Édouard Claparède. Educação, 47(1), e43/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644448284