A escola como espaço de formação para a autonomia numa perspectiva existencialista
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644439817Resumo
O presente artigo integra uma investigação teórica ampla que visa a uma revisão do conceito de formação em bases filosóficas contemporâneas. Nesta etapa pontual da pesquisa, a investigação volta-se a algumas contribuições do existencialismo sartreano, em especial à concepção de liberdade e suas implicações na formação para a autonomia. Assim, o texto aborda a formação do sujeito autônomo no contexto escolar, considerando a condição relacional em que acontece a educação, bem como o que implica a existência do conflito nessas relações. Propõe-se, com a análise de aspectos da obra de Jean-Paul Sartre, uma análise do conflito como propulsor da constituição da liberdade e da autonomia. Tanto a perspectiva do aluno, quanto a do professor nas relações interpessoais na escola são objeto desta análise conceitual. Destacam-se os desafios ao aluno e ao professor em suas responsabilidades frente à constituição da autonomia. Nesse percurso argumentativo, o texto propõe a presença do professor como sujeito de referência para o desenvolvimento da autonomia dos educandos. Justifica-se, assim, a posição de afastamento das perspectivas idealistas de viés unitário, e a decorrente exigência formativa de que se assuma a pluralidade como condição original da educação.
Referências
BURSTOW, Bonnie. A filosofia sartreana como fundamento da educação. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 70, p. 103-126, abr. 2000. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 jun. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302000000100007.
HERMANN, Nadja. Pluralidade e ética em Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HONNETH, Axel. Crítica del agravio moral: Patologías de la sociedad contemporánea. Trad. Peter Storandt Diller. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, Universidad Autónoma Metropolitana, 2009.
PEREIRA, José Alan da Silva. Subjetividade e engajamento como pressupostos para a formulação do conceito de interessamento numa educação da situação segundo opensamento de Sartre. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33754/1/TESE%20Jos%C3%A9%20Alan%20da%20Silva%20Pereira.pdf. Acesso em 31 mar. 2020.
SARTRE, Jean-Paul. Entre quatro paredes. São Paulo: Abril Cultural, 1977.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. 2. ed. Petrópolis, Vozes, 2012.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. 24. ed. Petrópolis, Vozes, 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________