<b>Educação, movimentos sociais e formação de professores: o Projeto CUIA no contexto da reforma agrária brasileira </b>
Palavras-chave:
Teachers’ education, Action-research educational emancipatory, Education dialogical and problematizes.Resumo
O foco deste trabalho são as ações educativas do projeto CUIA1 implementadas nos assentamentos de reforma agrária brasileira, na macrorregião sul do RS. Destacamos a inserção sócio-educacional a partir da historicidade e da formação de professores no contexto dos movimentos sociais. A meta, nesse sentido, foi implementar uma prática educacional diferenciada e construir a identidade de um trabalho colaborativo,resgatando uma vivência histórica dos professores dos assentamentos de reforma agrária. Neste sentido, são descritas algumas ações estratégicas, a partir da investigação temática, apostando na educação continuada, na escolaridade recorrente, explicitando a prática sócio-educacional dos sujeitos envolvidos no contexto da reforma agrária. A implementação tem sido balizada pelas teorias-guia, investigação-açãoeducacional emancipatória e educação dialógico-problematizadora, potencializando assim práticas participativas-ativas contextualizadas historicamente. Ressaltamos o papel formativo-educativo da universidade pública nos movimentos sociais e a construção da nossa prática educacional dialógico-problematizadora em sala de aula. Em termos de projeto, a meta é a escolarização recorrente2 e a capacitaçãoalfabetizadora de jovens e adultos, via investigação-ação no processo educativo, de forma colaborativa, com vista à produção da transformação cultural-escolar. Dessa forma, desenvolvemos um empreendimento educacional no escopo da formação de professores dos assentamentos de reforma agrária, consolidando uma parceria entre sujeitos universitários e integrantes dos movimentos sociais.Palavras-chave: Formação de Professores, Investigação-ação educacional emancipatória, Educação dialógico-problematizadoraDownloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________