Educação de Jovens e Adultos, multisseriação e recursos didáticos digitais: uma tentativa de diálogo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644434990Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Multisseriação, Recursos didáticos digitais.Resumo
O presente trabalho pretende responder à seguinte pergunta de investigação: “De que forma a Educação de Jovens e Adultos multisseriada, aliada ao uso de tecnologias, pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem?”. Para tanto, tem como objetivo investigar as contribuições da multisseriação e da utilização de recursos didáticos digitais no processo ensino-aprendizagem do aluno da EJA. Regulada por uma legislação específica, a EJA tem sido difundida nos últimos anos como importante ferramenta de inclusão. Em algumas instituições, no entanto, ela está aliada à realidade da multisseriação, que comporta alunos de diferentes séries em uma mesma sala de aula. Pesquisas recentes mostram os desafios dos docentes no trabalho em turmas da EJA. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e se utilizou de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas em uma amostra de 20 alunos de Ensino Médio multisseriado da modalidade EJA de uma das unidades da Escola SESI/RJ. As conclusões apontaram para uma avaliação positiva da junção entre EJA, multisseriação e recursos didáticos digitais.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.
BERRY, Chris. Multigrade Teaching: a discussion document. 2010. Disponível em http://www.ioe.ac.uk. Acesso em 12 de setembro de 2018.
BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.393/96. Diário Oficial da União, 20/12/1996.
CAMINHA, Ivanete Saskoski; OLIVEIRA, Adriana Leônidas de. Características da Educação de Jovens e Adultos na percepção de egressos matriculados no Ensino Superior. In: X Encontro Latino Americano de Pós Graduação. São José dos Campos-SP. Mostra Científica – UNIVAP – X Encontro Latino Americano de Pós Graduação, 2010.
CANDAU, Vera Maria. Construir ecossistemas educativos - reinventar a escola. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Reinventar a escola. 5 Ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 11-16.
FERRI, Cassia. Classes multisseriadas: que espaço escolar é esse? 1994. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1994.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 45ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Panorama da educação no campo. Brasília: INEP, 2007.
JESUS, Eliângela Ferreira de; MACHADO, Liliane Campos. Reflexões sobre a proposta curricular da Educação de Jovens e Adultos. In: III Congresso Norte-Mineiro de Pesquisa em Educação: Diferentes Linguagens na Formação do Professor. 2011, Montes Claros. Anais. Montes Claros: Unimonte, 2011. v. 1. p. 1-22.
LEMOS, Marlene Emília Pinheiro de. Proposta Curricular. In: BRASIL. Salto para o futuro: Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Ministério da Educação. SEED, 1999. Vol. 10, p. 19-25, 112p.
OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. EJA em Ponta Grossa: Características do Público Discente. Revista HISTEDBR Online. Campinas. n. 41, p. 255-269, mar. 2011.
ROSA, Ana Cristina Silva da. Classes multisseriadas: desafios e possibilidades. In: Educação & Linguagem. Ano 11, n. 18, p. 222-237, jul./dez. 2008.
SOUSA, Kesia Costa.; CUNHA, Nathan da Silva. Perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos de Teresina. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. 2010. VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, Teresina: UFPI, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________