Pesquisa de estudantes para a avaliação do trabalho dos professores da ES - vantagens e desvantagens

Autores

  • Violeta Janusheva "St. Kliment Ohridski" University, Bitola, Republic of Macedonia, Faculty of Education
  • Milena Pejchinovska "St. Kliment Ohridski" University, Faculty of Education, Bitola, Republic of Macedonia
  • Jove Dimitrija Talevski "St. Kliment Ohridski" University, Faculty of Education, Bitola, Republic of Macedonia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644430084

Palavras-chave:

Estudantes, Questionário, Profesores da educação superior, Objetividade de avaliação e validade

Resumo

Uma pesquisa de autoavaliação é uma das ferramentas básicas usadas por todas as instituições de educação superior com o propósito de identificar e melhorar a qualidade dos serviços educacionais. Parte relevante do procedimento de autoavaliação é o trabalho do professor da ES; a avaliação é realizada através de um questionário preenchido por cada estudante de cada curso, respectivamente. O objetivo deste artigo é mostrar as vantagens e desvantagens do questionário de avaliação aplicado aos estudantes como parte do processo de autoavaliação da Universidade "Sv. Kliment Ohridski” em Bitola, na Macedônia. Este trabalho de pesquisa segue o modelo qualitativo, sendo que as doze perguntas feitas na avaliação são analisadas sob a ótica do impacto que elas tem na validade e objetividade dos resultados a serem fornecidos sobre a qualidade dos professores da ES, e em função da relevância na construção de um ensino multidimensional. Também inclui um modelo quantitativo, como na análise das opções dos 100 professores da ES desta Universidade, sobre os efeitos das respostas dos estudantes no seu ensino, e uma análise dos 200 estudantes da Universidade sobre a eficiência do questionário que responderam. A pesquisa tem um desenho descritivo. O método usado para o processamento dos dados e análise dos resultados buscando conclusões significativas consiste em análise, síntese e comparação. Os resultados da pesquisa indicam que além das vantagens, este questionário dos estudantes tem inúmeras desvantagens que deveriam ser levadas em consideração, porque influenciam ambos, a validade e a objetividade da nota atribuída ao trabalho dos professores da ES. Consequentemente, urge a necessidade de revisão das perguntas do questionário.

Biografia do Autor

Violeta Janusheva, "St. Kliment Ohridski" University, Bitola, Republic of Macedonia, Faculty of Education

Violeta Januševa is an associate professor at the Faculty of Education in Bitola, Republic of Macedonia. She teaches subjects in the field of the modern Macedonian language: Phonetics and Phonology, Morphology, Syntax, Lexicology, Phraseology, Semantics etc., and also in the field of the assessment of students’ achievement. She has taken part in and attended numerous symposiums, conferences, seminars, workshops etc. She has published numerous professional and scientific papers in both fields (Macedonian language and Assessment) in her country and abroad.

Milena Pejchinovska, "St. Kliment Ohridski" University, Faculty of Education, Bitola, Republic of Macedonia

Milena Pejchinovska is an assistant professor at the Faculty of Education in Bitola, Republic of Macedonia. She has a PhD in Pedagogy and Methodology of Teaching and Learning. She teaches subjects in the filed of Natural & Social Sciences and Methods Courses. She has published numerous professional and scientific papers in both her field in her country and abroad.

Jove Dimitrija Talevski, "St. Kliment Ohridski" University, Faculty of Education, Bitola, Republic of Macedonia

Jove Tlevski is a full professor at the Faculty of Education in Bitola, Republic of Macedonia. He has PdD in Geographical Sciences. He teaches subjects in the field of Geography, Military Topography, Cartography, Miliary Geography, Integrated Boredr Management and Teaching methods in Introduction to Environment, Nature and Society. I have also taught the subject assessment of students' achievements and Dokimology. He has published numerous professional and scientific papers in his fields in his country and abroad. He is the current vice dean ath the Faculty.

 

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http://www.mon.gov.mk/images/Закон_за_високото_образование.pdf, 15.3.2017

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Publicado

2018-07-09

Como Citar

Janusheva, V., Pejchinovska, M., & Talevski, J. D. (2018). Pesquisa de estudantes para a avaliação do trabalho dos professores da ES - vantagens e desvantagens. Educação, 43(3), 369–392. https://doi.org/10.5902/1984644430084

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