Jogos como gêneros multimodais: análise e elaboração crítica para multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644430055Palavras-chave:
criação de jogos, polifonia, multiletramentosResumo
O presente artigo traz como hipótese que os jogos são mídias expressivas e multimodais, carregadas de discursos, que podem materializar e suscitar múltiplas construções de sentidos, para além de serem objetos de entretenimento. Objetiva, assim, discutir os jogos enquanto textos multimodais, a fim de propor uma face do “letramento lúdico” que se aproxime da perspectiva de multiletramentos, envolva a leitura crítica e a possibilidade de materialização de discursos de jovens estudantes por meio da criação e modificação de jogos mediada por seus professores. Como percurso metodológico, fundamenta-se nos estudos de gêneros discursivos e multimodalidade, com base em Bakhtin, Miller e Bazerman, Carvalho, Fairclough e Lemke e aplica esse olhar na análise de três versões de um jogo de tabuleiro bastante tradicional e conhecido, o Banco Imobiliário: a versão criada pelo designer Fabio Lopez em 2010, chamada “Bando Imobiliário”; a versão criada pela Estrela em contrato com a Prefeitura do Rio em 2013, “Banco Imobiliário Cidade Olímpica”; e a versão elaborada por professores de escolas públicas municipais e exposta na Cinelândia, um mês após a polêmica levantada pela distribuição do jogo comprado pela Prefeitura nas escolas municipais. O artigo propõe que as reflexões desenvolvidas inspirem a criação e modificação de jogos, no nível verbal, visual ou das regras, a fim de incorporar a polifonia a partir das “vozes” de alunos e professores e possibilitar que regras sociais, discursos e sentidos hegemônicos, muitas vezes naturalizados e ocultos por discursos centrípetos e autoritários, venham à tona e sejam problematizados.
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