Jogos como gêneros multimodais: análise e elaboração crítica para multiletramentos

Autores

  • Cynthia Macedo Dias Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV/FIOCRUZ; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio http://orcid.org/0000-0002-4412-0878
  • Jackeline Lima Farbiarz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644430055

Palavras-chave:

criação de jogos, polifonia, multiletramentos

Resumo

O presente artigo traz como hipótese que os jogos são mídias expressivas e multimodais, carregadas de discursos, que podem materializar e suscitar múltiplas construções de sentidos, para além de serem objetos de entretenimento. Objetiva, assim, discutir os jogos enquanto textos multimodais, a fim de propor uma face do “letramento lúdico” que se aproxime da perspectiva de multiletramentos, envolva a leitura crítica e a possibilidade de materialização de discursos de jovens estudantes por meio da criação e modificação de jogos mediada por seus professores. Como percurso metodológico, fundamenta-se nos estudos de gêneros discursivos e multimodalidade, com base em Bakhtin, Miller e Bazerman, Carvalho, Fairclough e Lemke e aplica esse olhar na análise de três versões de um jogo de tabuleiro bastante tradicional e conhecido, o Banco Imobiliário: a versão criada pelo designer Fabio Lopez em 2010, chamada “Bando Imobiliário”; a versão criada pela Estrela em contrato com a Prefeitura do Rio em 2013, “Banco Imobiliário Cidade Olímpica”; e a versão elaborada por professores de escolas públicas municipais e exposta na Cinelândia, um mês após a polêmica levantada pela distribuição do jogo comprado pela Prefeitura nas escolas municipais. O artigo propõe que as reflexões desenvolvidas inspirem a criação e modificação de jogos, no nível verbal, visual ou das regras, a fim de incorporar a polifonia a partir das “vozes” de alunos e professores e possibilitar que regras sociais, discursos e sentidos hegemônicos, muitas vezes naturalizados e ocultos por discursos centrípetos e autoritários, venham à tona e sejam problematizados. 

Biografia do Autor

Cynthia Macedo Dias, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV/FIOCRUZ; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Atualmente é Tecnologista e atua como professora-pesquisadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio e especialista em Design na Leitura também pela PUC-Rio, onde integra o Grupo de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação e cursa Doutorado em Design. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e segunda habilitação em Comunicação Social - Cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008).

Jackeline Lima Farbiarz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Atua como Diretora do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio onde é também Professora Adjunta e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Design . Exerceu, entre 2008 e 2012, a coordenação da graduação em Design nas habilitações comunicação visual, projeto de produto, mídia digital e moda. Criou e coordena o Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos/Design e é líder dos Grupos de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação e Livros, materiais, recursos e novas tecnologias em contextos de ensino-aprendizagem. Como atividades decorrentes da atuação no LINC-Design/PUC-Rio é coordenadora geral do congresso TEIAS, evento interinstitucional e interdisciplinar que congrega os SILID- Simpósio sobre livro didático e SIMAR - Simpósio sobre materiais, recursos e tecnologias didáticas (PUc-Rio) e os Seduc@mídia.com - Simpósio Educação para as mídias em comunicação UFF) e SETEPS - Seminário Tecnologias educacionais e educação profissional em saúde (Fiocruz). Tem experiência nas áreas de Design, Letras e Educação, a partir de pesquisas que integram cultura, sujeitos e linguagem na perspectiva da interação. Orienta pesquisas que reflitam sobre o Design como construtor e coautor de sentidos sociais. 

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Publicado

2019-02-07

Como Citar

Dias, C. M., & Farbiarz, J. L. (2019). Jogos como gêneros multimodais: análise e elaboração crítica para multiletramentos. Educação, 44, e14/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644430055

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Artigo Demanda Contínua