O método biografemático: escritura nova em educação

Autores

  • Gabriel Sausen Feil Universidade Federal do Pampa, São Borja, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644429466

Palavras-chave:

Método. Biografema. Escritura.

Resumo

Este artigo propõe um método que tange o modo como escrevemos sobre os autores da área educacional. Tal método se intitula “Método Biografemático” por se constituir a partir da noção de biografema, apresentada por Roland Barthes em Sade Fourier, Loyola, A câmara clara e Preparação do romance. O artigo se justifica por pensar em novas formas de expressar a escrita em Educação. Para mostrar o Método, apropria-se de três reconhecidos autores da literatura educacional: Anton Semionovitch Makarenko, Alicia Fernándes e Jacques Rancière. Esses três autores têm em comum o fato de apresentarem, em suas obras, a figura do mestre. A conclusão do artigo se expressa no argumento de que cada um dos mestres funciona ao modo do que Gilles Deleuze e Félix Guattari chamam de figura estética, tipo psicossocial e personagem conceitual. É por funcionarem dessa maneira que acabam por disparar escrituras biografemáticas, entendidas como resultados do método em questão.

Biografia do Autor

Gabriel Sausen Feil, Universidade Federal do Pampa, São Borja, Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela mesma universidade. Professor no Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); líder do Grupo de Pesquisa t3xto.

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Publicado

2019-08-07

Como Citar

Feil, G. S. (2019). O método biografemático: escritura nova em educação. Educação, 44, e63/ 1–15. https://doi.org/10.5902/1984644429466

Edição

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