O método biografemático: escritura nova em educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644429466Palavras-chave:
Método. Biografema. Escritura.Resumo
Este artigo propõe um método que tange o modo como escrevemos sobre os autores da área educacional. Tal método se intitula “Método Biografemático” por se constituir a partir da noção de biografema, apresentada por Roland Barthes em Sade Fourier, Loyola, A câmara clara e Preparação do romance. O artigo se justifica por pensar em novas formas de expressar a escrita em Educação. Para mostrar o Método, apropria-se de três reconhecidos autores da literatura educacional: Anton Semionovitch Makarenko, Alicia Fernándes e Jacques Rancière. Esses três autores têm em comum o fato de apresentarem, em suas obras, a figura do mestre. A conclusão do artigo se expressa no argumento de que cada um dos mestres funciona ao modo do que Gilles Deleuze e Félix Guattari chamam de figura estética, tipo psicossocial e personagem conceitual. É por funcionarem dessa maneira que acabam por disparar escrituras biografemáticas, entendidas como resultados do método em questão.Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. O grão da voz. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.
BARTHES, Roland. Escritores, Intelectuais, Professores. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004b, p. 385-411.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. São Paulo: Martins Fontes, 2005a.
BARTHES, Roland. Preparação do Romance vol I. São Paulo: Martins Fontes, 2005b.
BARTHES, Roland. Preparação do Romance vol II. São Paulo: Martins Fontes, 2005c.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & Outras Metas. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CORAZZA, Sandra Mara. Fantasias de escrileitura: devir-infantil de currículos nômades (Projeto de pesquisa apoiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), na modalidade de Produtividade em Pesquisa – PQ). Porto Alegre: UFRGS, 2007.
CORAZZA, Sandra Mara. Introdução ao Método Biografemático. In: COSTA, L. B.; FONSECA, T. M. G. (Org.). Vidas do Fora: habitantes do silêncio. Porto Alegre: [S.n.], 2010, p. 85-107.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: 34, 1992.
FEIL, Gabriel Sausen. Procedimento Erótico, na Formação, Ensino, Currículo. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla. Barthes. São Paulo: Cultrix, 2007.
PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido vol I. No caminho de Swann. Rio de Janeiro: Globo, 1967
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________