Teoria e prática: articulação no percurso formativo de um curso de Letras -Língua Alemã
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644427442Palavras-chave:
articulação teoria e prática. percurso formativo. curso de Letras- Língua Alemã.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a relação entre teoria e prática em um curso de licenciatura em Letras – Língua Alemã, com o objetivo de analisar essa relação no percurso formativo, a partir das compreensões dos acadêmicos concluintes. Considerando o Ciclo de Políticas e com foco no contexto da prática, o texto traz as compreensões emergentes da análise textual discursiva de um questionário aplicado aos estudantes do curso. Da analise do corpus emergem avanços na relação entre teoria e prática, indicando sua articulação no curso, bem como evidências de uma relação dicotômica que persiste. As compreensões dos acadêmicos comprovam a importância da articulação teoria e prática na formação profissional dos professores, o que há muito tempo se defende nos discursos teóricos já incorporados pelas diretrizes oficiais.
Referências
BALL, S. J. Intelectuais ou técnicos? O papel indispensável da teoria nos estudos educacionais. In: Políticas educacionais: questões e dilemas. BALL, S.; MAINARDES, J. (org.). São Paulo: Cortez, 2011, p. 78-99.
BALL, S. J. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 2, 1 jul.2015: Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 01, de 18 de fevereiro de 2002 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2002.
DOURADO, L. F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, v. 36, n. 131, p. 299-324, 2015.
DUTRA, E. F. Possibilidades para a articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Santa Maria, Santa Maria, 2010.
FURB. Centro de Ciências da Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Alemã (PCC). Blumenau: FURB, 2013.
GATTI, B. A. G. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, n. 50, p. 51-67, 2013.
GATTI, B. A. G.; NUNES, Marina Muniz R. (orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.
LOPES, A. C. Recontextualização e Hibridismo1. Currículo sem fronteiras, v. 5, n. 2, p. 50-64, 2005.
MAINARDES, J.; FERREIRA, M. S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MAINARDES, J. A abordagem do Ciclo de Políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de polítcas educacionais. Atos de Pesquisa em Educação, v. 1, n. 2, p. 94-105, 2006.
MORAES, R.. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva A storm of light: comprehension made possible by discursive textual analysis. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas faces.Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Cadernos de Pesquisa, n. 94, p. 58 – 73, 1995.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.
REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED – SUL, XI, 2016, Curitiba. Anais da XI Anped Sul. Curitiba: Setor de Educação da UFPR, 2016. Disponível em: < http://www.anpedsul2016.ufpr.br/
trabalhos/> Acesso em: 13 de fevereiro de 2016.
SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007.
SCHEIBE, L.; BAZZO, V. L. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura no Brasil: da regulamentação aos projetos institucionais. Revista Educação em Perspectiva, v. 4, n. 1, 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista brasileira de Educação, v. 13, n. 5, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________