Teoria e prática: articulação no percurso formativo de um curso de Letras -Língua Alemã

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644427442

Mots-clés :

articulação teoria e prática. percurso formativo. curso de Letras- Língua Alemã.

Résumé

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a relação entre teoria e prática em um curso de licenciatura em Letras – Língua Alemã, com o objetivo de analisar essa relação no percurso formativo, a partir das compreensões dos acadêmicos concluintes. Considerando o Ciclo de Políticas e com foco no contexto da prática, o texto traz as compreensões emergentes da análise textual discursiva de um questionário aplicado aos estudantes do curso. Da analise do corpus emergem avanços na relação entre teoria e prática, indicando sua articulação no curso, bem como evidências de uma relação dicotômica que persiste. As compreensões dos acadêmicos comprovam a importância da articulação teoria e prática na formação profissional dos professores, o que há muito tempo se defende nos discursos teóricos já incorporados pelas diretrizes oficiais.

Bibliographies de l'auteur-e

Ricardo Inocêncio Pereira, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação - FURB; Graduado em Letras: Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa e Língua Espanhola; Especialista em Metodologias Inovadoras no Ensino da Língua Portuguesa e Literatura; Professor da Rede Estadual de Santa Catarina.

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação-UNICAMP; Mestre em Educação- FURB; Graduada em Pedagogia; Professora do PPGE/ME – FURB.

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Publié-e

2018-05-01

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Pereira, R. I., & Heinzle, M. R. S. (2018). Teoria e prática: articulação no percurso formativo de um curso de Letras -Língua Alemã. Educação, 43(2), 285–300. https://doi.org/10.5902/1984644427442

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