Implicações do neoliberalismo para a educação infantil: um relato de experiência

Autores

  • Luciano Barbosa de Queiróz Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) http://orcid.org/0000-0002-8410-7475
  • Jeorge Luis Aguiar Barbosa Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).
  • Lucas Cândido Campos Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).
  • Ida Celine Gonçalves Santos Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).
  • Amanda Pereira Borges de Souza Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644425259

Palavras-chave:

Estágio, Educação infantil, Neoliberalismo

Resumo

Este artigo é um relato de experiência acerca de um Curso de Formação exclusivamente destinado às auxiliares de atividades educativas da Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia e desenvolvido por estagiários de Licenciatura em Psicologia, sob supervisão. Dentro de uma concepção crítica e transformadora de estágio, foram aplicadas duas fichas, uma de identificação e outra de avaliação, em alunas do curso. Os dados sugeriram, após análise, que estratégias de contenção de gastos e “enxugamento” da máquina pública através da contratação temporária se somam ao atual contexto de grave crise econômica e fiscal, resultando em piores condições de trabalho, a perda de sua qualidade e o desvirtuamento das orientações para a Educação Infantil no município.

Biografia do Autor

Luciano Barbosa de Queiróz, Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura)

Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi bolsista no Programa Jovens Talentos para a Ciência (CAPES) durante o período de agosto de 2013 a julho de 2014 pelo projeto "Indústria Cultural, Cinema e Semiformação" (NEPPEC-FE-UFG). Atualmente, é integrante da Liga Acadêmica de Análise do Comportamento da UFG (LIAC-UFG) desde agosto de 2014, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFG-CAPES) desde dezembro de 2014, e monitor voluntário em Técnicas de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico desde abril de 2016. Áreas de estudos: Psicologia Clínica e Psicologia Experimental. Linhas de estudos: Comportamento Verbal (Verbal Behavior), Terapia Analítico-Comportamental (TAC), Psicoterapia Analítica Funcional (FAP - Functional Analytic Psychotherapy), História da Análise do Comportamento Clínica (CBA - Clinical Behavior Analysis), e Análise Experimental do Comportamento (AEC).

Jeorge Luis Aguiar Barbosa, Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).

Técnico em Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Graduando em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista do Programa de Voluntários de Extensão e Cultura (PROVEC) da UFG no projeto de extensão Criança em Questão: Repensando Certezas com Famílias e Educadores. Áreas de estudos: Psicanálise; Psicologia Sócio-histórica. Linhas de pesquisa: Psicanálise e Contemporaneidade; Formação Docente. 

Lucas Cândido Campos, Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).

Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES/UFG) em Psicologia. Membro da Liga Acadêmica de Análise do Comportamento (LIAC) da UFG. Área de estudos: Psicologia Experimental. Linhas de Estudos: Análise Experimental do Comportamento.

Ida Celine Gonçalves Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Graduanda de Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás -UFG, Faculdade de Educação - FE. Áreas de estudos: Psicologia Social; Psicologia Sócio-histórica e Neuropsicologia. Linhas de pesquisa: História da Psicologia; Formação Docente; Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica Infantil.  

Amanda Pereira Borges de Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).

Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Áreas de estudos: Psicanálise e Psicologia Clínica. Linhas de Estudos: Clinica Psicanalitica , Psicanálise e cultura, Histeria e Dor.

Downloads

Publicado

2017-04-28

Como Citar

Queiróz, L. B. de, Barbosa, J. L. A., Campos, L. C., Santos, I. C. G., & Souza, A. P. B. de. (2017). Implicações do neoliberalismo para a educação infantil: um relato de experiência. Educação, 42(1), 135–148. https://doi.org/10.5902/1984644425259

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua