Testes ABC no contexto da Escola Ipiranga/RS: pressupostos teóricos e cotidiano escolar

Autores

  • Renata dos Santos Alves Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Carmo Thum Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644425104

Palavras-chave:

Historiografia Escolar, Testes ABC, Cultura Local.

Resumo

O presente escrito objetiva empreender problematizações acerca dos pressupostos teóricos do movimento escolanovista, dos Testes ABC e da aplicabilidade de tal metodologia no contexto da Escola Ipiranga/RS. Para tanto, utilizaram-se como fontes de análise o livro “Testes ABC: para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita”, documentos de escrituração escolar e dados relativos a narrativas da professora que atuava na instituição no período analisado. Os testes apontam uma concepção de educação como conjunto de técnicas necessárias para a adaptação às exigências da nação. A incoerência da presença dos Testes ABC na escola em estudo indica resistências a partir de práticas ressignificadas e evidencia a ausência da relação entre pressupostos teóricos e cotidianos da prática escolar, o que ocasionou o engavetamento de todos os testes.

Biografia do Autor

Renata dos Santos Alves, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel). Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Formação-Pesquisa-Extensão Educamemória (IE/FURG) e do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE/FaE/UFPel).

Carmo Thum, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação (UNISINOS/2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2000). Graduado em Pedagogia Séries Iniciais e Disciplinas Pedagógicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/1997). Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenador do Núcleo de Formação-Pesquisa-Extensão Educamemória (IE/FURG).

Referências

BAHIA, Joana. O Tiro da Bruxa. Identidade, magia e religião na imigração alemã. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.ª edição.

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Testes ABC – para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita. São Paulo: Melhoramentos, 1969.

_______’. O problema da Maturidade para a Leitura e a Escrita. Revista de Educação, 3, 91-100. 1933.

MACHADO, Maria Cristina Gomes. Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932) e a construção do sistema nacional de ensino no Brasil. In: Fundamentos históricos da educação no Brasil. Maringá. EDUEM 2. Ed. 2009.

MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Testes ABC e a Fundação de uma Tradição: Alfabetização sob medida. P. 59-90. In MONARCHA, Carlos (org). Lourenço Filho: outros aspectos, mesma obra. Campinas: Mercado das Letras, 1997.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo.Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora UNESP: CONPED, 2000.

NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na primeira república. São Paulo: EPU/Editora da USP, 1978.

OLIVEIRA, Leticia Borges de. Educação no campo e itinerância: uma realidade em Uberlândia/MG. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 439-451, jul./dez. 2013. Disponível em: .

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação – a escola Progressiva, ou, a Transformação da escola.6. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Alves, R. dos S., & Thum, C. (2019). Testes ABC no contexto da Escola Ipiranga/RS: pressupostos teóricos e cotidiano escolar. Educação, 44, e18/ 1–12. https://doi.org/10.5902/1984644425104

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua