Testes ABC no contexto da Escola Ipiranga/RS: pressupostos teóricos e cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644425104Palabras clave:
Historiografia Escolar, Testes ABC, Cultura Local.Resumen
O presente escrito objetiva empreender problematizações acerca dos pressupostos teóricos do movimento escolanovista, dos Testes ABC e da aplicabilidade de tal metodologia no contexto da Escola Ipiranga/RS. Para tanto, utilizaram-se como fontes de análise o livro “Testes ABC: para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita”, documentos de escrituração escolar e dados relativos a narrativas da professora que atuava na instituição no período analisado. Os testes apontam uma concepção de educação como conjunto de técnicas necessárias para a adaptação às exigências da nação. A incoerência da presença dos Testes ABC na escola em estudo indica resistências a partir de práticas ressignificadas e evidencia a ausência da relação entre pressupostos teóricos e cotidianos da prática escolar, o que ocasionou o engavetamento de todos os testes.Citas
BAHIA, Joana. O Tiro da Bruxa. Identidade, magia e religião na imigração alemã. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.ª edição.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Testes ABC – para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita. São Paulo: Melhoramentos, 1969.
_______’. O problema da Maturidade para a Leitura e a Escrita. Revista de Educação, 3, 91-100. 1933.
MACHADO, Maria Cristina Gomes. Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932) e a construção do sistema nacional de ensino no Brasil. In: Fundamentos históricos da educação no Brasil. Maringá. EDUEM 2. Ed. 2009.
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Testes ABC e a Fundação de uma Tradição: Alfabetização sob medida. P. 59-90. In MONARCHA, Carlos (org). Lourenço Filho: outros aspectos, mesma obra. Campinas: Mercado das Letras, 1997.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo.Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora UNESP: CONPED, 2000.
NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na primeira república. São Paulo: EPU/Editora da USP, 1978.
OLIVEIRA, Leticia Borges de. Educação no campo e itinerância: uma realidade em Uberlândia/MG. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 439-451, jul./dez. 2013. Disponível em: .
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação – a escola Progressiva, ou, a Transformação da escola.6. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________