Testes ABC no contexto da Escola Ipiranga/RS: pressupostos teóricos e cotidiano escolar

Autores/as

  • Renata dos Santos Alves Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Carmo Thum Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644425104

Palabras clave:

Historiografia Escolar, Testes ABC, Cultura Local.

Resumen

O presente escrito objetiva empreender problematizações acerca dos pressupostos teóricos do movimento escolanovista, dos Testes ABC e da aplicabilidade de tal metodologia no contexto da Escola Ipiranga/RS. Para tanto, utilizaram-se como fontes de análise o livro “Testes ABC: para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita”, documentos de escrituração escolar e dados relativos a narrativas da professora que atuava na instituição no período analisado. Os testes apontam uma concepção de educação como conjunto de técnicas necessárias para a adaptação às exigências da nação. A incoerência da presença dos Testes ABC na escola em estudo indica resistências a partir de práticas ressignificadas e evidencia a ausência da relação entre pressupostos teóricos e cotidianos da prática escolar, o que ocasionou o engavetamento de todos os testes.

Biografía del autor/a

Renata dos Santos Alves, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel). Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Formação-Pesquisa-Extensão Educamemória (IE/FURG) e do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE/FaE/UFPel).

Carmo Thum, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação (UNISINOS/2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2000). Graduado em Pedagogia Séries Iniciais e Disciplinas Pedagógicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/1997). Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenador do Núcleo de Formação-Pesquisa-Extensão Educamemória (IE/FURG).

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Publicado

2019-02-07

Cómo citar

Alves, R. dos S., & Thum, C. (2019). Testes ABC no contexto da Escola Ipiranga/RS: pressupostos teóricos e cotidiano escolar. Educación, 44, e18/ 1–12. https://doi.org/10.5902/1984644425104

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua