Metacognição em Grupos de Problem-based Learning (PBL)

Adriana Vargas, Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo


Aprendizagem em grupo é um processo que envolve a mobilização de funções cognitivas e desenvolve competências necessárias no decorrer da vida. A Problem-based Learning (PBL), uma proposta de aprendizagem em grupo, enfatiza o desenvolvimento cognitivo e pode potencializar a metacognição. Objetivou-se responder as questões: 1) a PBL é uma metodologia que envolve o desenvolvimento da metacognição? 2) pode-se relacionar os estudos da metacognição no contexto grupal à PBL? Realizou-se o estado do conhecimento do tema, entre 2010 a 2015, contendo os termos metacognition e Problem-based Learning, no portal de periódicos da CAPES. Oito pesquisas foram selecionadas por descreverem evidências empíricas da metacognição em grupos de PBL. A PBL pode ser aplicada aos estudos de aprendizagem em grupo e metacognição, por mobilizar conhecimentos, a tomada de consciência e o autocontrole.


Palavras-chave


metacognição; Problem-based Learning; aprendizagem em grupo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644424497

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao

 


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr., limite para publicar a edição 30 abril.

Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição 31 agosto.

Terceiro quadrimestre, set./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação. Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

   

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar