<b>Brincar e aprender: um novo olhar para o lúdico no primeiro ano do Ensino Fundamental</b>

Autores

  • Lucia Helena Pena Pereira
  • Patrícia Vieira Bonfin

Palavras-chave:

Ludicity, Integration Cognition/Affection/Motion, First Year Of Elementary School.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o papel da ludicidade para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, em especial, da criança de seis anos que, segundo a nova legislação, passa a cursar o primeiro ano do Ensino Fundamental. Possibilitar a vivência das atividades lúdicas nas práticas educativas neste nível de ensino é possibilitar à criança o desenvolvimento integral, respeitando as especificidades do mundo infantil. Contrariamente a algumas visões tradicionais de ensino, o brincar e o aprender não são aspectos opostos no processo ensino-aprendizagem, sendo possível, através deste encontro, um diálogo com as várias dimensões humanas – cognição, afetividade e motricidade. Para que a atuação dos profissionais dessa fase se dê de maneira significativa e prazerosa, é preciso que o conceito de ludicidade seja compreendido, até para que possa efetivamente ser vivenciado.

Palavras-chave: Ludicidade. Integração cognição-afetividade-motricidade. Primeiro ano do Ensino Fundamental.

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Como Citar

Pereira, L. H. P., & Bonfin, P. V. (2015). <b>Brincar e aprender: um novo olhar para o lúdico no primeiro ano do Ensino Fundamental</b>. Educação, 34(2), 295–310. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/241

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