Práticas pedagógicas na região de fronteira: uma olhar a partir de escolas de Ponta Porã

Autores

  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423299

Palavras-chave:

Estudantes brasiguaios. Prática Pedagógica. Preconceito.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a inserção pedagógica de estudantes brasiguaios, oriundos de Pedro Juan Caballero-PY, nas escolas em Ponta Porã-BR. Para atender a isso, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o Programa de Escolas Bilíngues de Fronteira - PEBF e as práticas pedagógicas realizadas em Ponta Porã-BR com estudantes brasiguaios, oriundos de Pedro Juan Caballero-PY. A exclusão e violência permeiam a educação na região de fronteira, incluindo escolas de Ponta Porã que precisam de um olhar sensível com vistas na prática pedagógica inclusiva. Observa-se o preconceito no contexto escolar, tanto por parte de profissionais quanto de estudantes brasileiros direcionados aos brasiguaios, assim as escolas têm o desafio de incluí-lo, para isso é preciso ressignificar as relações entre estudante e professor e estudante e estudante.

Biografia do Autor

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Doutoranda e Mestra em Psicologia (Universidade Católica de Brasília- UCB); Especialista em Educação e Promoção da Saúde (Universidade de Brasília - UNB) e em Psicologia Social (Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC); Psicóloga (Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB); Licenciatura Plena em História (Universidade do Estado da Bahia -UNEB) e em Pedagogia (Faculdades Alfredo Nasser - UNIFAN). É Professora Assistente, com Dedicação Exclusiva, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu)

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Publicado

2018-03-29

Como Citar

Santana, M. L. da S. (2018). Práticas pedagógicas na região de fronteira: uma olhar a partir de escolas de Ponta Porã. Educação, 43(1), 75–88. https://doi.org/10.5902/1984644423299

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua