<b>A formação técnico-profissional no contexto do MST</b>

Autores

  • Naira Estela Roesler Mohr Universidade Federal de Santa Catarina
  • Célia Regina Vendramini Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Landless Workers Movement (MST), Work, Professional Education.

Resumo

Este artigo trata de estudo realizado sobre as propostas de educação técnico–profissional no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST. Pretende levantar algumas questões relativas à contraditória tarefa de propor cursos com a perspectiva de transformação no bojo de uma sociedade onde predominam as relações mercantilizadas. Parte desta análise tem como foco de observação a experiência do curso técnico em agroecologia desenvolvido pela Escola 25 de Maio, em Fraiburgo - SC. Embora muitos cursos de formação profissional tenham surgido com o objetivo de atender necessidades técnicas e produtivas relacionadas à própria sobrevivência dos assentamentos, a proposta de educação defendida pelo MST procura se constituir como um projeto de emancipação, colocando em evidência os princípios de resistência e luta social.

Palavras-chave: MST. Trabalho. Formação Profissional.

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Publicado

2008-09-29

Como Citar

Mohr, N. E. R., & Vendramini, C. R. (2008). <b>A formação técnico-profissional no contexto do MST</b>. Educação, 33(1), 107–126. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/22

Edição

Seção

Dossiê: Educação no Campo