<b>Questões de legitimidade na primeira República: o ensino secundário regular a equiparação do Ginásio Paranaense ao congênere federal</b>

Autores

  • Serlei Maria Fischer Ranzi Universidade Federal do Paraná
  • Maclovia Corrêa da Silva Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Secondary School, Equivalence and Legitimacy Process, Practices in Dispute.

Resumo

Este texto trata do Ginásio Paranaense e dos esforços de dirigentes locais para obter a equiparação ao Ginásio Nacional. O período de 1889 a 1930, recorte estabelecido para o estudo, reflete um momento de intenso debate sobre esta questão delineada nos ideais republicanos e presentes também nas idéias de legitimação e hierarquização do ensino secundário. Ao estudarmos as tensões que permearam o processo de equiparação, manifestadas no universo das práticas em disputa, verificamos que qualquer postura contestada se insinuava como ameaçadora no interior do movimento rumo ao novo. Foi possível observar, a partir de uma análise local, como os governantes republicanos construíram uma hierarquia das legitimidades e de prestígio de um curso de humanidades, com pretensão à consagração daquilo que era considerado vanguarda nas escolas secundárias espalhadas pela Europa e pelos Estados Unidos.

Palavras-chave: Ensino Secundário. Processo de Equiparação e Legitimação. Práticas em Disputa.

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Como Citar

Ranzi, S. M. F., & Silva, M. C. da. (2010). <b>Questões de legitimidade na primeira República: o ensino secundário regular a equiparação do Ginásio Paranaense ao congênere federal</b>. Educação. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1533

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Artigo Demanda Contínua