Educação Física na escola e a afetividade: a construção do autorrespeito

Luana Cristine Franzini de Conti, Ângela Pereira Teixeira Victória Palma

Resumo


A discussão em torno da afetividade representa o tema central que orienta nossa análise. O artigo, de caráter bibliográfico, buscou tecer relações entre os estudos dos pressupostos teóricos construtivistas a fim de trabalhar com as questões afetivas e as contribuições da disciplina de Educação Física na construção do autorrespeito dos estudantes. Entendemos que a Educação Física escolar, a partir de seus conteúdos, deva promover aos alunos a construção de representações de si pelas quais os valores morais ocupem lugar central na identidade do sujeito. Identificamos que nos conteúdos desta disciplina há uma rica gama de possibilidades no que se refere ao movimento culturalmente construído, o qual, estudado em suas várias vertentes, pode favorecer o desenvolvimento do autorrespeito, resgatando, assim, as virtudes morais na relação com o objeto de conhecimento estudado.


Palavras-chave


Educação Física; Desenvolvimento moral; Afetividade.

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DOI: https://doi.org/10.5902/1984644414526

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

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