Educação Física na escola e a afetividade: a construção do autorrespeito
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644414526Palavras-chave:
Educação Física, Desenvolvimento moral, Afetividade.Resumo
A discussão em torno da afetividade representa o tema central que orienta nossa análise. O artigo, de caráter bibliográfico, buscou tecer relações entre os estudos dos pressupostos teóricos construtivistas a fim de trabalhar com as questões afetivas e as contribuições da disciplina de Educação Física na construção do autorrespeito dos estudantes. Entendemos que a Educação Física escolar, a partir de seus conteúdos, deva promover aos alunos a construção de representações de si pelas quais os valores morais ocupem lugar central na identidade do sujeito. Identificamos que nos conteúdos desta disciplina há uma rica gama de possibilidades no que se refere ao movimento culturalmente construído, o qual, estudado em suas várias vertentes, pode favorecer o desenvolvimento do autorrespeito, resgatando, assim, as virtudes morais na relação com o objeto de conhecimento estudado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________