Resiliência educacional e construção do conhecimento

Carolina Silva Sousa, António Guerreiro

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984644414343

O artigo debruça-se sobre a resiliência académica, com ênfase na construção progressiva da comunicação matemática, em aulas dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, em resultado dos processos de interação social entre os alunos e entre estes e o professor. Trata-se de uma  dinâmica educativa que resultou numa crescente valorização e reconhecimento dos conhecimentos matemáticos dos alunos, num contexto comunicativo com uma abordagem reflexiva e instrutiva, enquadrando-se no papel primordial de novas formas de aprendizagem e de novas estratégias, bem como do aumento e fortalecimento de competência na resolução de problemas.

Neste enquadramento, os investigadores, partindo dos relacionamentos interpessoais, da empatia, das competências sociais e do senso de pertença a um grupo na interface com a resiliência social e a emocional, destacam a importância das experiências positivas ao gerarem sentimentos de autoeficácia, de autoestima e de sucesso académico, por parte de alunos e de professores, contribuindo para os ajudar a saberem  lidar com as mudanças e com as adaptações a novas situações de aprendizagem, em que o fator comunicacional é da maior relevância.


Palavras-chave


Resiliência; Educação; Estratégias educacionais; Comunicação Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984644414343

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar