Resiliência educacional e construção do conhecimento

Autores

  • Carolina Silva Sousa Universidade do Algarve, Faro, Portugal
  • António Guerreiro Universidade do Algarve, Faro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414343

Palavras-chave:

Resiliência, Educação, Estratégias educacionais, Comunicação Matemática.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644414343

O artigo debruça-se sobre a resiliência académica, com ênfase na construção progressiva da comunicação matemática, em aulas dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, em resultado dos processos de interação social entre os alunos e entre estes e o professor. Trata-se de uma  dinâmica educativa que resultou numa crescente valorização e reconhecimento dos conhecimentos matemáticos dos alunos, num contexto comunicativo com uma abordagem reflexiva e instrutiva, enquadrando-se no papel primordial de novas formas de aprendizagem e de novas estratégias, bem como do aumento e fortalecimento de competência na resolução de problemas.

Neste enquadramento, os investigadores, partindo dos relacionamentos interpessoais, da empatia, das competências sociais e do senso de pertença a um grupo na interface com a resiliência social e a emocional, destacam a importância das experiências positivas ao gerarem sentimentos de autoeficácia, de autoestima e de sucesso académico, por parte de alunos e de professores, contribuindo para os ajudar a saberem  lidar com as mudanças e com as adaptações a novas situações de aprendizagem, em que o fator comunicacional é da maior relevância.

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Publicado

2014-11-05

Como Citar

Sousa, C. S., & Guerreiro, A. (2014). Resiliência educacional e construção do conhecimento. Educação, 39(3), 567–576. https://doi.org/10.5902/1984644414343

Edição

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