Docentes resilientes em contextos precários: Estudo de casos em Espanha

Carolina Silva Sousa, Marta Olmo Extremera

Resumo


O artigo debruça-se sobre docentes que enfrentam grandes desafios, em contextos socioeconómicos e culturais muito precários, em que os alunos apresentam muitas diferenças quanto às suas necessidades e aspirações educativas. Os docentes destas escolas acabam por atuar numa perspetiva mais social e moral do que académica e as famílias dos alunos demonstram pouca participação e interesse, junto às instituições de ensino nas quais os seus filhos estudam. A resiliência desempenha um papel importante ao ser entendida como uma atitude de resposta à adversidade com que os docentes se confrontam. A investigação centra-se, assim, no conceito e em alguns fatores a ele associados, como a busca do sucesso dos alunos e o bom funcionamento da escola. Neste enquadramento, as respostas obtidas com a recolha de dados são únicos para cada contexto social e educacional e seria errado extrapola-las, a partir de um centro para outro, porque cada centro tem a sua própria realidade.

 

Os dados obtidos foram extraídos através do programa estatístico qualitativo Nvivo, tendo sido realizada uma análise da variável resiliência para se conhecer, de forma substantiva, o conteúdo que a define, assim como se identificam os fatores que têm sido mais e menos usados pelos participantes, atendendo às características próprias de cada instituição escolar. A análise de dados possibilitou conhecer como a resiliencia é interpretada pelos docentes e inventariar que fatores de resiliência estão mais presentes (ou não) nas práticas docentes dos informantes e a sua relação com as escolas em que lecionam.

 

Por último, é de sublinhar que a percentagem de docentes cujo grau de compromisso contribui para o melhoramento escolar e social dos seus alunos é elevada, implicando-se no apoio e no trabalho em equipa, ante as dificuldades com as quais se confrontam, num esforço continuado de fazer das suas escolas um lugar de êxito.

 


Palavras-chave


Docente resiliente; resiliencia; fatores de resiliencia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644424598

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar