Docentes resilientes em contextos precários: Estudo de casos em Espanha
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644424598Palavras-chave:
Docente resiliente, resiliencia, fatores de resilienciaResumo
O artigo debruça-se sobre docentes que enfrentam grandes desafios, em contextos socioeconómicos e culturais muito precários, em que os alunos apresentam muitas diferenças quanto às suas necessidades e aspirações educativas. Os docentes destas escolas acabam por atuar numa perspetiva mais social e moral do que académica e as famílias dos alunos demonstram pouca participação e interesse, junto às instituições de ensino nas quais os seus filhos estudam. A resiliência desempenha um papel importante ao ser entendida como uma atitude de resposta à adversidade com que os docentes se confrontam. A investigação centra-se, assim, no conceito e em alguns fatores a ele associados, como a busca do sucesso dos alunos e o bom funcionamento da escola. Neste enquadramento, as respostas obtidas com a recolha de dados são únicos para cada contexto social e educacional e seria errado extrapola-las, a partir de um centro para outro, porque cada centro tem a sua própria realidade.
Os dados obtidos foram extraídos através do programa estatístico qualitativo Nvivo, tendo sido realizada uma análise da variável resiliência para se conhecer, de forma substantiva, o conteúdo que a define, assim como se identificam os fatores que têm sido mais e menos usados pelos participantes, atendendo às características próprias de cada instituição escolar. A análise de dados possibilitou conhecer como a resiliencia é interpretada pelos docentes e inventariar que fatores de resiliência estão mais presentes (ou não) nas práticas docentes dos informantes e a sua relação com as escolas em que lecionam.
Por último, é de sublinhar que a percentagem de docentes cujo grau de compromisso contribui para o melhoramento escolar e social dos seus alunos é elevada, implicando-se no apoio e no trabalho em equipa, ante as dificuldades com as quais se confrontam, num esforço continuado de fazer das suas escolas um lugar de êxito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________