Docentes resilientes em contextos precários: Estudo de casos em Espanha

Autores

  • Carolina Silva Sousa Universidade do Algarve, Faro
  • Marta Olmo Extremera Universidad de Granada, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424598

Palavras-chave:

Docente resiliente, resiliencia, fatores de resiliencia

Resumo

O artigo debruça-se sobre docentes que enfrentam grandes desafios, em contextos socioeconómicos e culturais muito precários, em que os alunos apresentam muitas diferenças quanto às suas necessidades e aspirações educativas. Os docentes destas escolas acabam por atuar numa perspetiva mais social e moral do que académica e as famílias dos alunos demonstram pouca participação e interesse, junto às instituições de ensino nas quais os seus filhos estudam. A resiliência desempenha um papel importante ao ser entendida como uma atitude de resposta à adversidade com que os docentes se confrontam. A investigação centra-se, assim, no conceito e em alguns fatores a ele associados, como a busca do sucesso dos alunos e o bom funcionamento da escola. Neste enquadramento, as respostas obtidas com a recolha de dados são únicos para cada contexto social e educacional e seria errado extrapola-las, a partir de um centro para outro, porque cada centro tem a sua própria realidade.

 

Os dados obtidos foram extraídos através do programa estatístico qualitativo Nvivo, tendo sido realizada uma análise da variável resiliência para se conhecer, de forma substantiva, o conteúdo que a define, assim como se identificam os fatores que têm sido mais e menos usados pelos participantes, atendendo às características próprias de cada instituição escolar. A análise de dados possibilitou conhecer como a resiliencia é interpretada pelos docentes e inventariar que fatores de resiliência estão mais presentes (ou não) nas práticas docentes dos informantes e a sua relação com as escolas em que lecionam.

 

Por último, é de sublinhar que a percentagem de docentes cujo grau de compromisso contribui para o melhoramento escolar e social dos seus alunos é elevada, implicando-se no apoio e no trabalho em equipa, ante as dificuldades com as quais se confrontam, num esforço continuado de fazer das suas escolas um lugar de êxito.

 

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Sousa, C. S., & Extremera, M. O. (2016). Docentes resilientes em contextos precários: Estudo de casos em Espanha. Educação, 41(3), 541–552. https://doi.org/10.5902/1984644424598

Edição

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