Integração ensino-serviço sob a percepção dos seus protagonistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769231464

Palavras-chave:

Enefrmagem, Ensino, Integração entre Serviços de Saúde e Universidade.

Resumo

Objetivo: conhecer o processo de integração ensino-serviço na percepção dos docentes, estudantes e profissionais de saúde. Método: pesquisa descritiva, qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com 31 protagonistas, entre os meses de outubro e dezembro de 2015 e, analisados a partir do referencial teórico de Donald Schön. Resultados: emergiram duas categorias: construção do processo de integração ensino-serviço: o aprender por meio do fazer; limites do processo de integração ensino-serviço: uma política instituída pela escola e pelo serviço? Considerações finais: a integração ensino-serviço é percebida como um processo fundamental para a formação de enfermeiros e necessita resgatar, periodicamente, seus objetivos, dentre eles, aproximar os estudantes do cenário da prática. A dimensão política do processo precisa ser retomada pelos cursos de graduação em enfermagem e pelos serviços para a efetivação de uma formação voltada para Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Kloh khalaf, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Enfermeira. Mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, linha de pesquisa Trabalho e Educação em Saúde. Atualmente professora do depto de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, trabalhando disciplina Saúde Coletiva e Políticas de Saúde e Educação Superior.

Kenya Schmidt Reibnitz, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC.

Carine Vendruscolo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Enfermagem pela UFSC. Professora do cursod e graduação em enfermagem e mestrado profissional da UDESC.

Margarete Maria de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de Oliveira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, RS

Doutorado em Ciências da Saúde pela USP. Professora do dpto de enfermagem da UFPR

Aline Bussolo Correa, Enfermeira da Atenção Básica de Pedra Alta, Pedras Altas, RS

Mestre em enfermagem pela UFSC

Publicado

2019-07-17

Como Citar

khalaf, D. K., Reibnitz, K. S., Vendruscolo, C., Lima, M. M. de, Oliveira, V. B. C. A. de, & Correa, A. B. (2019). Integração ensino-serviço sob a percepção dos seus protagonistas. Revista De Enfermagem Da UFSM, 9, e9. https://doi.org/10.5902/2179769231464

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>