Cuidados paliativos en la uci: la comprensión, límites y posibilidades para los enfermeros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976925857

Palabras clave:

Enfermería, Unidades de cuidados intensivos, Cuidados paliativos

Resumen

Objetivo: comprobar la comprensión, límites y posibilidades enfrentadas por los enfermeros para realizar los cuidados paliativos a los pacientes en la UCI de un hospital en João Pessoa/PB. Método: estudio cualitativo realizado en abril y mayo de 2011 con seis enfermeras de UCI. Se utilizó un cuestionario con los datos que caracterizan la muestra y dos preguntas orientadoras. Los datos fueron analizados de acuerdo con el Discurso del Sujeto Colectivo. Resultado: ideas centrales: acciones multiprofesionales para promover la comodidad y el bienestar de los pacientes y sus familias, acciones que no conducen a una mejora. Límites: la falta de profesionales capacitados y un protocolo específico de cuidados paliativos, apoyo espiritual al paciente, la prescripción y la no prestación de los cuidados paliativos. Posibilidades: tomar acciones que proporcionan comodidad y alivio del dolor. Conclusión: enfermeros de la UCI tienen limitaciones con relación a la atención al paciente terminal y su familia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nara Calazans Balbino Barros, Faculdade de Enfermagem Santa Emília de Rodat, João Pessoa, PB

Especialista em Enfermagem em UTI.

Cecília Danielle Bezerra Oliveira, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEn-UPE/UEPB).

Estela Rodrigues Paiva Alves, Faculdades de Enfermagem Nova Esperança, João Pessoa, PB

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGenf/UFPB). Mestra em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PPGenf/UPE/UEPB), com período Sandwiche na Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Didático-pedagógica para Educação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Especialista em Saúde da Família pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX/Recife); Especialista em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade Unyleya. Bacharela em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) e licenciada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Terapeuta Comunitária pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Curso de Especialização Lato Sensu em Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva, do curso de bacharelado em Enfermagem, nas disciplinas: Enfermagem em Urgência e Emergência; Atenção Integral de Enfermagem à Saúde do Adulto I (Saúde do Homem); Trabalho de Conclusão de Curso I e Conclusão do Relatório de Pesquisa e Defesa do TCC e do curso de bacharelado em Educação Física, na disciplina de Prevenção de Acidentes e Socorros de Urgência, da FACENE. Foi colaboradora do Projeto FACENE no Atendimento Pré-Hospitalar (FAPH): capacitando o cidadão para condutas emergenciais. Tem experiência na Assistência de Enfermagem e na Docência, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nas seguintes áreas do conhecimento: Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia - especialmente na subárea: Climatério; Enfermagem em Saúde do Homem e Enfermagem em Urgência e Emergência. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História Oral e Saúde da Mulher (GEPHOSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental Comunitária (GEPSMC), vinculado ao PPGenf/UFPB.

Inácia Sátiro Xavier de França, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEn-UPE/UEPB).

Raquel Medeiros Nascimento, Faculdade Maurício de Nassau, Aracaju, SE

Graduanda de Enfermagem

Maria Eliane Moreira Freire, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Doutoranda (DINTER) UFPB, professora da UFPB

Publicado

2013-02-26

Cómo citar

Barros, N. C. B., Oliveira, C. D. B., Alves, E. R. P., França, I. S. X. de, Nascimento, R. M., & Freire, M. E. M. (2013). Cuidados paliativos en la uci: la comprensión, límites y posibilidades para los enfermeros. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(3), 630–640. https://doi.org/10.5902/217976925857

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.