Caracterização das mulheres agredidas em uma zona urbana localizada em uma região de fronteira

Autores

  • Márcia Adriana Poll Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0003-2531-0155
  • Barbara Letícia Dudel Mayer Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Tatiane Angélica Phelipini Borges Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Kelen Fabiana da Silva Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Diana Baumgart Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211042

Palavras-chave:

Violência contra a mulher, Assistência à saúde, Emergências, Políticas públicas

Resumo

Objetivo: conhecer o perfil das mulheres agredidas em uma zona urbana localizada em uma região de fronteira do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Método: pesquisa quantitativa, descritiva, desenvolvida em Pronto Socorro, com 68 vítimas no período de janeiro a junho de 2013. A coleta foi por meio dos registros das fichas ambulatoriais, analisadas pelo programa StatisticPackage for Social Sciences. Resultados: a faixa etária com maior prevalência foi entre 20 e 29 anos, na maioria dos registros não constavam o agente agressor, seguidas do cônjuge. Os motivos de atendimento foram as agressões de ordem física. Entre as morbidades destacaram-se as lesões cortantes, seguidas de um encaminhamento à terapia intensiva e um óbito. Conclusões: ressalta-se a importância de aprimorar a busca dos casos de violência contra a mulher, da rede de atendimento, da realização dos registros,além de apontar a incipiência de estudos em áreas de fronteiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Adriana Poll, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Enfermeira, Mestre em Enfermagem PPGEnf /FURG.Professora Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal doPampa-UNIPAMPA. Coordenadora do projeto PROEXT/Mec 2013 - Programa de ExtensãoUniversitária MEC/SESu.  Integrante doGrupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem da Fronteira Oeste do Rio Grande doSul (GEPEnf – FORS).

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira, Doutora, Professora Adjunta daUniversidade Federal de Santa Maria-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem daUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Barbara Letícia Dudel Mayer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pelo Programade Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Rio Grande do Sul, Brasil

Tatiane Angélica Phelipini Borges, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA. Bolsista do Programa de Extensão Universitária MEC/ SESu (PROEXT MEC/SESu). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (GEPEnf – FORS).

Kelen Fabiana da Silva, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Acadêmica do Curso de Enfermagem da UniversidadeFederal do Pampa-UNIPAMPA. Bolsista do Programa de Extensão Universitária MEC/SESu (PROEXT MEC/SESu). Integrantedo Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem da Fronteira Oeste do Rio Grandedo Sul (GEPEnf – FORS).

Diana Baumgart, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Acadêmica do Curso de Enfermagem da UniversidadeFederal do Pampa-UNIPAMPA. Bolsista do Programa de Extensão Universitária MEC/SESu (PROEXT MEC/SESu). Integrantedo Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem da Fronteira Oeste do Rio Grandedo Sul (GEPEnf – FORS).

Downloads

Publicado

2014-03-12

Como Citar

Poll, M. A., Weiller, T. H., Mayer, B. L. D., Borges, T. A. P., Silva, K. F. da, & Baumgart, D. (2014). Caracterização das mulheres agredidas em uma zona urbana localizada em uma região de fronteira. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3, 658–667. https://doi.org/10.5902/2179769211042

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>