Quedas em crianças e adolescentes: prevenindo agravos através da educação em saúde

Autores

  • Márcia Adriana Poll Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0003-2531-0155
  • Rosana Huppes Engel Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0002-1819-0071
  • Tatiane Angélica Phelipini Borges Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Andressa Oliveira Rios Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Valquiria Acosta Catarina Carpes Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211021

Palavras-chave:

Acidentes por quedas, Educação em saúde, Crianças, Adolescentes, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer o perfil epidemiológico de crianças e adolescentes acometidas por quedas, a fim de contribuir na construção de estratégias para ações educativas em âmbito escolar sobre prevenção deste evento na infância. Método: pesquisa quantitativa, desenvolvida em Pronto Socorro, com 68 crianças no período de janeiro a junho de 2013. A coleta foi por meio dos registros das fichas de atendimento ambulatoriais, analisadas pelo programa StatisticPackage for Social Sciences(SPSS®). Resultados: dentre 3.144 atendimentos realizados no Pronto Socorro, 390 foram quedas que ocorreram dos zero aos dezenove anos, com maior incidênciado sexo masculino. As quedas sem especificações nas fichas ambulatoriais foram o motivo de atendimento mais frequente e a morbidade que mais ocasionou ferimentos foram as lesões cortantes. Conclusões: conhecer o perfil das quedas possibilita definir ações prioritárias oferecendo suporte e contemplando a prevenção, a educação em saúde e a atenção às vítimas dessas causas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Adriana Poll, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996). Especialização em Urgência, Emergência e Trauma (2004)  e Enfermagem do Trabalho (2001). Mestre em Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2007). Atualmente é pesquisadora e professora da  Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Tem experiência na área  assistencial de Enfermagem, com ênfase em saúde do adulto e cuidado crítico, bem como no atendimento as urgências, emergências e traumas no pré-hospitalar e intra-hospitalar imediato. Atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa:  Educação e Saúde e Cuidado de enfermagem na saúde do adulto clínico e crítico.

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Professora, Tutora de Campo e de Núcleo do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistemas Públicos de Saúde- Ênfase, Atenção Básica/ESF da UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-PPGENF/UFSM. Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rosana Huppes Engel, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, com ênfase em Crônico-Degenerativo (2013)/UFSM. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva - GEPESC, ênfase na linha de pesquisa Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem, na Universidade Federal de Santa Maria. Representante Discente no Colegiado do Curso-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado, PPGENF/UFSM. Coordenadora-Geral da Associação dos Pós-Graduandos - APG-UFSM 2013/2014

Tatiane Angélica Phelipini Borges, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Graduação de Enfermagem em andamento pela Universidade Federal do Pampa (2009). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (GEPEnf FORS), Vinculado a Universidade Federal do Pampa / UNIPAMPA. Membro do Grupo de Estudos em Saúde: com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (GESSAE), Vinculado ao Hospital Geral Santa Casa de Uruguaiana- RS. Bolsista do Programa de Extensão Universitária MEC/ SESu (PROEXT MEC/SESu) do Projeto de Extensão: Promoção em Saúde nas Escolas: Um caminho para Redução de Morbimortalidade por Causas Externas e do Projeto de Pesquisa: Reduzindo a Morbimortalidade por Causas Externas nas Escolas a partir do Programa Saúde nas Escolas (PSE). Bolsista voluntária do projeto de extensão: Educação em Saúde através de Atividades Lúdico-Educativas: Estratégias para a Promoção da Saúde de Indivíduos em Tratamento Hemodialítico.

Andressa Oliveira Rios, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem. Atualmente Bolsista voluntária no PROEXT MEC PROJETO "Promoção em Saúde nas Escolas: Um caminho para redução de morbimortalidade por causas externas&quot.

Valquiria Acosta Catarina Carpes, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Graduanda de Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa. Bolsista voluntária do projeto de extensão: Educação em saúde através de atividades lúdico-educativas: estratégias para a promoção da saúde de individuos em tratamento hemodialítico.

Downloads

Publicado

2014-03-12

Como Citar

Poll, M. A., Weiller, T. H., Engel, R. H., Borges, T. A. P., Rios, A. O., & Carpes, V. A. C. (2014). Quedas em crianças e adolescentes: prevenindo agravos através da educação em saúde. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3, 589–598. https://doi.org/10.5902/2179769211021

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>