Quedas em crianças e adolescentes: prevenindo agravos através da educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769211021Palavras-chave:
Acidentes por quedas, Educação em saúde, Crianças, Adolescentes, EnfermagemResumo
Objetivo: conhecer o perfil epidemiológico de crianças e adolescentes acometidas por quedas, a fim de contribuir na construção de estratégias para ações educativas em âmbito escolar sobre prevenção deste evento na infância. Método: pesquisa quantitativa, desenvolvida em Pronto Socorro, com 68 crianças no período de janeiro a junho de 2013. A coleta foi por meio dos registros das fichas de atendimento ambulatoriais, analisadas pelo programa StatisticPackage for Social Sciences(SPSS®). Resultados: dentre 3.144 atendimentos realizados no Pronto Socorro, 390 foram quedas que ocorreram dos zero aos dezenove anos, com maior incidênciado sexo masculino. As quedas sem especificações nas fichas ambulatoriais foram o motivo de atendimento mais frequente e a morbidade que mais ocasionou ferimentos foram as lesões cortantes. Conclusões: conhecer o perfil das quedas possibilita definir ações prioritárias oferecendo suporte e contemplando a prevenção, a educação em saúde e a atenção às vítimas dessas causas.
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